Italianos que moram no ES disputam eleição para comandar representação diplomática

Chapa é formada por 12 membros que têm cidadania italiana e que são eleitos, de forma proporcional, para assessorar o consulado italiano do ES e no RJ
Uma chapa formada por descendentes de italianos no Espírito Santo vai concorrer ao Comitê Italianos no Exterior (Comites), organização que representa os italianos do exterior como representante diplomático-consular.
A chapa é formada por 12 membros que têm cidadania italiana e que são eleitos, de forma proporcional, para assessorar o consulado italiano do Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
Outros quatro integrantes serão indicados por associações ou por serem referência na comunidade italiana.
Entre as atribuições do Comites, está a de representar a coletividade italiana junto aos consulados, promovendo os interesses dos italianos no exterior; interpelar e favorecer aqueles que necessitam de ajuda para se situar em novo país; e manter a cultura e a memória histórica através da imigração italiana.
O Brasil tem sete Comites em funcionamento. Existem regras para quem quer votar para os integrantes dos Comites e o voto é enviado pelos Correios. Os ítalo-brasileiros deverão estar com seus endereços atualizados junto ao Consulado-Geral do Rio de Janeiro.
O eleitor também deverá se cadastrar através do site https://serviziconsolari.esteri.it/ScoFE/index.sco ou preencher um formulário e enviar para o e-mail [email protected] junto com um documento com foto.
O interessado também pode preencher um formulário, com uma cópia de um documento com foto entregá-lo diretamente no consulado honorário de Vitória para se habilitar para a votação.
Em setembro serão apresentadas as listas e as chapas. O dia 3 de novembro é a data limite para as inscrições para o voto e a previsão é que as eleições sejam realizadas no dia 3 de dezembro. Cada eleitor pode dar quatro votos, desde que os candidatos sejam da mesma chapa. O mandato para o Comites é de cinco anos e não é remunerado. (com dados do G1)