A cultura italiana tomou conta do Rio de Janeiro, desde domingo (2), com uma série de atividades promovidas pelo Consulado Geral da Itália e pela Agência Nacional de Turismo (ENIT), em parceria com a revista Comunità Italiana

Batizado de Italianorio, o evento conta com atividade esportiva, exposição cultural, desfile de moda, shows e, claro, muita comida regada à vinho.

A abertura do Italiano aconteceu na manhã de domingo (02) na Praça Mauá, no Centro do Rio, onde foi realizada a Corrida e Festa Popular Italianorio. A data foi escolhida para coincidir com o dia Nacional da Itália e da Jornada Nacional do Esporte. A corrida contou com mais de 500 participantes, e foi seguida por uma programação festiva repleta de atividades gratuitas para adultos e crianças.

“Para mim é uma grande satisfação ver que tanta gente participou da festa italiana e da corrida popular italiana que o consulado organiza pela primeira vez na Praça Mauá para celebrar juntamente o Dia Nacional da Itália, 2 de junho, e o Dia Nacional do Esporte”, comentou o Cônsul Geral do Rio de Janeiro no Brasil Paolo Miraglia, presente e participante da corrida.

Programação

A partir de quarta-feira (5), a sede do Consulado Geral da Itália, também no Centro do Rio, abrirá as portas ao público para uma série de atividades culturais. Uma delas é a exposição “A Itália das Regiões: Saberes e Sabores de Veneto, Emilia Romagna, Campania e Sicilia”.

A mostra, idealizada pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro e pelo Coletivo CRIA, promove uma viagem virtual a partir de fotos e montagens que apresentam curiosidades sobre aspectos da arte e dos artistas clássicos e contemporâneos regionais, do design italiano e do turismo enogastronômico de quatro importantes regiões da da Itália.

A exposição seguirá em cartaz até o dia 18 de junho, de segunda a sexta das 12h às 22h, e aos sábados das 10h às 16h. Além de conferir o acervo sobre as quatro regiões da Itália, o público também poderá apreciar shows musicais ao vivo e se divertir com o set do DJ Fábio Romano.

Também haverá uma programação especial, paralela à exposição, para os amantes da literatura italiana. Nos dias 6, 7, 10 e 11 de junho, sempre às 18h30, serão realizadas leituras dramatizadas de obras contemporâneas de escritores italianos. Os intérpretes já confirmados, até o momento, são os atores ítalo-brasileiros João Vitti, Emilio Orciollo Netto e Nicola Siri.

Imersão Enogastronômica

Terraço Belvedere, na sede do Consulado Geral da Itália, vai sediar restaurante que montou cardápio exclusivo, e a preços baixos, para o Italianorio — Foto: Consulado Geral da Itália/Divulgação

O Terraço Belvedere, localizado no topo do prédio do Consulado-Geral da Itália, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara, receberá uma cozinha especialmente montada para o Italianorio pelo restaurante pop-up Coltivi. Ele funcionará nos horários de almoço e jantar e os pratos têm preços entre R$ 15 e R$ 40.

O cardápio especial do evento é inspirado nas quatro regiões italianas e foi desenvolvido pela cozinheira italiana Laura Sperotto, de 65 anos e com mais de 45 anos de experiência na gastronomia italiana. Ela começou a trabalhar no açougue da família, na Itália, e acabou o transformando, com apoio da irmã, em um estabelecimento híbrido entre um açougue clássico e uma rosticceria.

Ao lado da matriarca, a cozinha será comandada pelo Chef brasileiro de origem nipônica Meguru Baba, de 31 anos. Ele passou os últimos 10 anos em cozinhas de alto padrão em São Paulo e foi nomeado como um dos jovens chefs emergentes do Brasil. Em seu currículo constam a direção do restaurante Dalva e Dito e sous-chef de Alex Atala no renomado dois estrelas Michelin D.O.M.

Além do restaurante, haverá também um minimercado italiano, onde o público poderá comprar produtos italianos previamente selecionados.

(Com informações do G1)