A empresa italiana ENI completou a instalação de um dispositivo capaz de gerar energia a partir do movimento das ondas do mar. Chamado “Iswec” (sigla em inglês para “Conversor de Energia Inercial das Ondas do Mar”), o instrumento fica a cerca de 800 metros da costa da ilha de Pantelleria, no sul da Itália, e foi desenvolvido em parceria com o Politécnico de Turim.
Esse é o primeiro dispositivo “Iswec” no mundo e está conectado à rede elétrica da ilha, com capacidade de até 260 kW.
De acordo com a ENI e o Politécnico de Turim, o experimento servirá para obter dados úteis para o desenvolvimento de equipamentos de segunda geração, que já estão em fase de estudo.
A máquina consiste em em um casco de aço de oito por 15 metros e que abriga o sistema de conversão de energia. Este, por sua vez, é formado por duas unidades giroscópicas com dois metros de diâmetro cada uma.
O dispositivo é mantido a 35 metros de profundidade, e a eletricidade gerada é transportada para terra firme por um cabo submarino.
“A energia das ondas é uma das principais formas de energia renovável que atualmente são menos valorizadas. Basta pensar que 70% da superfície terrestre é coberta por água, dos quais 97% são constituídos de mares e oceanos”, diz um comunicado da empresa e da universidade.
Segundo a nota, as ondas têm potencial de gerar 18 mil terawatt/hora, o que quase equivale à demanda de energia elétrica do planeta. (com dados da Ansa)