Início » Itália revela logotipo oficial da candidatura da ‘cozinha italiana’ a patrimônio da Unesco

Itália revela logotipo oficial da candidatura da ‘cozinha italiana’ a patrimônio da Unesco

06 de agosto de 2023 - Por Comunità Italiana
Itália revela logotipo oficial da candidatura da ‘cozinha italiana’ a patrimônio da Unesco

O logotipo oficial que vai apoiar a candidatura da “cozinha italiana” para integrar a lista de patrimônios da humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) foi revelado na última sexta-feira (4). Desenvolvido por alunos de uma escola italiana, o símbolo mostra a mão de um chef “cozinhando” em uma panela alguns elementos tradicionais da cozinha do país junto com monumentos históricos.

O lema escolhido foi “Eu amo a cozinha italiana”, com destaque para os dois “o’s” em forma de coração e preenchidos com a bandeira da nação.

O logo foi apresentado no Parque Arqueológico de Pompeia, pois o local abriga afrescos e tem artefatos que testemunham a história da culinária italiana e, acima de tudo, suas tradições e cultura.

“Estamos colocando mais uma pedra em um processo que quer levar a cozinha italiana, excelência mundial, a ter o reconhecimento da Unesco”, celebrou o ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano.

No documento, a “cozinha italiana” é definida como um conjunto de práticas sociais, ritos e gestualidades baseadas em saberes locais que, sem hierarquias, é identificada e qualificada.

A Itália é o país do mundo com maior quantidade de tombamentos dados pela Unesco – seja de patrimônios materiais ou imateriais – com 60 reconhecimentos. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h13
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.