A Agência de Segurança Cibernética Nacional da Itália (ACN) reportou nesta segunda-feira (5) um aumento nas tentativas de ataques de hackers de origem russa contra sites das instituições do país. As ações são do tipo DDoS, que consiste no envio em massa de falsos pedidos de acesso a sistemas informáticos para sobrecarregá-los e tirá-los do ar.
No entanto, de acordo com a ACN, não há sinais de que os ataques tenham afetado a integridade e a confidencialidade das informações e dos sistemas na mira dos hackers. Ainda assim, a agência recomendou atenção elevada e o aumento das medidas de proteção contra ações do tipo DDoS.
No último sábado (3), o site do Ministério de Políticas Agrícolas chegou a ficar brevemente indisponível por conta de um ataque cibernético.
Entre os autores das ações estaria o grupo russo “NoName057(16)”, já responsável por ataques contra sites institucionais da Ucrânia e de países que apoiam Kiev contra a invasão russa, como Eslováquia, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Polônia. (com dados de agências internacionais)