Início » Itália reduz orçamento para atender às exigências de Bruxelas

Itália reduz orçamento para atender às exigências de Bruxelas

17 de dezembro de 2018 - Por Comunità Italiana
Itália reduz orçamento para atender às exigências de Bruxelas

 

O governo italiano, uma coalizão de extrema direita e antissistema, revisou para baixo seu orçamento, em cerca de 4 bilhões de euros, para atender às exigências das autoridades europeias – disse um ministro nesta segunda-feira (17)

A redução de gasto afetará duas das principais medidas do governo: a reforma da previdência (promovida pela Liga, o partido de extrema direita do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini) e a renda mínima cidadã para os mais desfavorecidos, um projeto do Movimento 5 Estrelas (M5S, antissistema), liderado por Luigi di Maio.

Decididos em uma longa reunião no domingo à noite entre Salvini, Di Maio, o chefe de governo, Giuseppe Conte, e o ministro das Finanças, Giovanni Tria, os cortes representam cerca de 2 bilhões de euros a menos para cada medida.

Segundo os novos cálculos, detalhados na segunda-feira pela imprensa, a renda mínima terá agora um orçamento de 7,1 bilhões de euros – e não de 9 bilhões de euros como até agora. Já o orçamento para a reforma da Previdência Social passaria de 6,7 bilhões de euros para 4,7 bilhões de euros.

O novo projeto de lei de finanças 2019 revisado terá, agora, de ser examinado pelo Senado.




“Há um acordo, que inclui posteriores reduções de impostos”, disse Matteo Salvini após a reunião que durou quase quatro horas.

A Comissão Europeia pediu nesta quinta à Itália novos esforços para ajustar seu orçamento de 2019.

Na quarta-feira, o governo italiano propôs a Bruxelas reduzir seu déficit público até 2,04% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, em vez dos 2,4% iniciais, com a esperança de pôr fim ao enfrentamento com a União Europeia e evitar um procedimento por déficit excessivo.

(AFP)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h51
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.