Início » Itália projeta jardim espacial de alta tecnologia em simulação de missão a Marte

Itália projeta jardim espacial de alta tecnologia em simulação de missão a Marte

27 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
Itália projeta jardim espacial de alta tecnologia em simulação de missão a Marte

A Itália terá uma importante participação no projeto de um jardim espacial de alta tecnologia na simulação de uma missão a Marte, que acontecerá na Armênia de 5 de março a 8 de abril de 2024.    Chamado Hort3Space, a iniciativa será criada pela Agência Nacional de Novas Tecnologias (ENEA) e pela Universidade Sapienza de Roma com um sistema inovador totalmente automatizado, equipado com luzes LED específicas e um braço robótico integrado. O projeto será instalado dentro de uma barraca inflável.   

A “falsa” missão ao Planeta Vermelho, coordenada pelo Fórum Espacial Austríaco com o apoio de instituições armênias, terá seis astronautas envolvidos em experimentos científicos em diversos setores, que vão desde as geociências à robótica, da engenharia às ciências da vida, passando pela astrobiologia.   

O objetivo é preparar o terreno para futuras missões de exploração humana do Sistema Solar.   

A Hort3Space foi escolhida por ser capaz de desenvolver uma planta inovadora para o cultivo hidropônico de várias espécies de micro-hortaliças (por cultivo hidropônico entendemos uma das técnicas de cultivo sem solo, em que o solo é substituído por outros materiais como argila expandida e fibra de coco). 

O jardim de alta tecnologia permite reduzir a carga de trabalho dos astronautas que participarão da simulação e o consumo de recursos. Ao mesmo tempo, aumenta a valorização e reciclagem de resíduos e maximiza a produção de vegetais frescos. 

A missão, que faz parte do projeto internacional Amadee-24, decorrerá na província armênia de Ararat, que pelas suas características geomorfológicas se assemelha à superfície marciana.   

O projeto investigará, em particular, o comportamento de dispositivos e equipamentos inovadores, como simuladores de trajes espaciais e plataformas de alta tecnologia para testar técnicas de detecção de vida, além de permitir o desenvolvimento de conhecimento na gestão de missões espaciais tripuladas, bem como a compreensão das limitações e oportunidades de tecnologias comprovadas. (com dados da Ansa)  

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 16h23
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.