Itália perde para Macedônia do Norte e fica de fora da Copa do Mundo do Qatar

Pela segunda vez seguida, a Itália está fora de uma Copa do Mundo. Assim como em 2018, os italianos não fizeram sua parte e caíram na repescagem europeia. O tropeço veio com uma derrota em casa nesta quinta-feira (24) para a surpreendente Macedônia do Norte, por 1 a 0. O gol foi de Trajkovski, aos 47 do segundo tempo.
Jogando fora de casa, os macedônios foram encurralados. A Itália teve 61% de posse e 32 tentativas de finalização contra apenas quatro dos rivais. Mas não foi eficiente uma só vez. Aos 50, Chiellini ainda teve a oportunidade de empatar para os campeões europeus. Mas isolou de dentro da área.
A eliminação foi retratada como um desastre pela imprensa local. O diário “Gazzetta Dello Sport” lamentou as diversas chances criadas pelo time. Domenico Berardi, do Sassuolo, foi um dos principais criticados pelo jornal. O atacante perdeu ao menos três boas chances de abrir o placar para o time da casa, mas desperdiçou todas.
Já o “Corriere Dello” Sport fala em “pesadelo” após as “noites mágicas” vividas oito meses antes com a conquista da Eurocopa. O jornal classifica a eliminação como “incrível”, “inesperada” e “surpreendente”: “uma Itália fraca e confusa”, publicou.
Os macedônios vão decidir uma vaga na próxima terça-feira (29) contra a seleção de Portugal, que avançou com muito drama mas segue viva na luta para estar na Copa do Mundo do Qatar. Cristiano Ronaldo e Cia garantiram presença na partida que irá definir um classificado para o Mundial com uma vitória por 3 a 1 sobre a Turquia.
A dose de drama foi por causa do desenho do jogo no segundo tempo. Após abrir 2 a 0 nos 45 minutos iniciais (gols de Otávio e de Diogo Jota), os portugueses sofreram com a reação dos turcos, que descontaram com Yilmaz e tiveram a chance de empatare aos 39, com pênalti de José Fonte em Çalhanoglu. Mas Yilmaz isolou a cobrança. Já nos acréscimos, Mateus Nunes garantiu a vitória marcando o terceiro.