O próximo passo é inaugurar uma sede em Santa Catarina

O subsecretário da Farnesina, Ricardo Merlo, anunciou nesta segunda-feira (21) que foi autorizada, pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, a abertura de uma agência consular em Vitória (ES). A agência servirá para atender a uma antiga demanda da numerosa comunidade local de ítalo-descendentes.

“O objetivo é assegurar rapidamente um incremento quantitativo e qualitativo nos serviços consulares oferecidos à coletividade”, diz uma nota divulgada por Merlo.

Segundo o subsecretário, o Consulado-Geral no Rio de Janeiro contratará dois funcionários para a agência de Vitória. “Já estamos trabalhando com o olhar voltado a outras áreas geográficas para avaliar novas aberturas, começando por Santa Catarina, no Sul do Brasil, mas pensando também em outras zonas do mundo, incluindo América do Norte e Austrália”, afirmou Merlo.

A abertura da agência consular em Vitória já havia sido anunciada em junho, durante uma visita do subsecretário ao Espírito Santo. Atualmente, a comunidade capixaba de ítalo-descendentes é atendida pelo Consulado no Rio.

A Itália anunciou também que abrirá uma unidade consular em Tenerife, na Espanha. (com dados da Ansa)