Início » Itália lança selos postais para celebrar festas de carnaval tradicionais do país

Itália lança selos postais para celebrar festas de carnaval tradicionais do país

16 de fevereiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Itália lança selos postais para celebrar festas de carnaval tradicionais do país

A Itália lançou seis selos postais para celebrar as festas de carnaval mais antigas e tradicionais do país nesta quinta-feira (16). Serão retratados os eventos de Veneza, Fano, Putignano, Acireale, Cento e Viareggio. Os selos serão disponibilizados em várias versões: a folha tradicional de 28 exemplares, a versão “mini” com 10 deles e também uma com as duas tiragens em ordem decrescente. Ao todo, serão estampados cerca de 1,7 milhão de selos.

As imagens escolhidas representam momentos históricos das festas. No caso de Veneza, reproduz a pintura do artista veneziano Gabriel Bella, feita entre os anos de 1779 e 1792, com o título “Festa del Giovedì Grasso in Piazzetta”. A obra original está na Pinacoteca Querini Stampalia.

Já o de Fano reproduz um desenho de Melchiorre Fucci, de 1951, que mostra uma máscara de Vulon, típica dessa festa italiana. Mesma ideia para Putignano, que apresenta uma pessoa com a máscara Farinella e seu alter ego na Praça do Plebiscito.

A do carnaval de Acireale reproduz a “Lavica”, obra do artista Adolfo Mastriani, de 1953, e que há 13 anos se tornou a máscara oficial da festa local. Ao fundo, aparece o Palazzo del Municipio, um clássico exemplo da arquitetura barroca.

Para o evento em Cento, há a apresentação de um carro alegórico usado na parada local, chamado de “Os sete pecados capitais”, criado pela Associação Carnavalesca Mazzalora.

Já para o tradicional carnaval de Viareggio, a imagem escolhida foi uma obra de Uberto Bonetti, criada nos anos 1930, e que representa a movimentação da festa: o lançamento de confetes, as flâmulas tremulando e pessoas tocando trombetas para a passagem de dois Burlamacchi, a máscara que representa o carnaval e símbolo da cidade. Além disso, o selo traz o número 150, representando o aniversário de um século e meio do carnaval em 2023. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h00
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.