Início » Itália inaugura trem ‘La Dolce Vita’, o Expresso do Oriente italiano

Itália inaugura trem ‘La Dolce Vita’, o Expresso do Oriente italiano

07 de abril de 2025 - Por pauloeduardo
Itália inaugura trem ‘La Dolce Vita’, o Expresso do Oriente italiano

O “La Dolce Vita Orient Express”, primeiro trem de alto padrão idealizado e fabricado integralmente na Itália, foi lançado no dia 4 de abril. A jornada inaugural teve início na estação Ostiense, em Roma, com destino à cidade de Montalcino, na região da Toscana.

O trem foi criado pela Arsenale e pela Orient Express, com o apoio da Ferrovie dello Stato (FS), que administra o transporte ferroviário do país. O comboio percorrerá 14 regiões da Itália e terá oito itinerários pensados para o turismo internacional de alto padrão. 

Os organizadores consideraram o fato de a Itália ser a única península do mundo onde é possível viajar de norte a sul rodeado pelo mar. Nesse sentido, será possível aproveitar paisagens exuberantes e conhecer o patrimônio artístico e cultural do país. Os destinos vão de Veneza a Portofino, de Siena a Matera, dos vinhedos de Montalcino à rota das trufas em direção a Nizza Monferrato. Há também rotas partindo de Roma a Sicília e vice-versa. 

O “La Dolce Vita Orient Express” tem 31 cabines: 18 suítes e 12 deluxe (cabines de luxo) que se somam a uma suíte especial. A bordo, os passageiros terão menus criados pelo chef Heinz Beck, que tem três estrelas Michelin. O design do trem é uma homenagem à época dourada do cinema italiano e à cultura dos anos 1960, refletindo o glamour e a elegância dessa era. 

A decoração interior se concentra no Made in Italy, com detalhes em couro da Úmbria, vidros de Murano personalizados, tecidos toscanos, banheiros em mármore Carrara, madeiras trentinas e serviços tecnológicos feitos por empresas lombardas e emilianas. A responsabilidade do design foi do estúdio italiano Dimorestudio. 

Paolo Barletta, CEO da Arsenale, afirmou ao jornal The Guardian que o passeio permitirá “a experiência de um cruzeiro sobre trilhos.” “Muita gente está reservando para viver essa experiência única. Não se trata apenas de viajar de trem. As pessoas realmente querem ver a Itália, e de forma lenta, relaxada. A Dolce Vita não vai levá-las apenas a lugares famosos como Veneza, mas também a regiões menos conhecidas, como, por exemplo, Abruzzo”, afirmou ao diário britânico. 

No site da empresa, a Comunità Italiana encontrou passagens disponíveis para os próximos meses pelo valor de 4,7 mil euros (aproximadamente R$ 30 mil). 

Mais informações sobre preços e disponibilidade de rotas estão disponíveis no site https://www.orient-express.com/la-dolce-vita/itineraries/

(Com informações da ANSA e do The Guardian)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários