A Entidade Nacional para a Aviação Civil (Enac) da Itália assinou no domingo (17) um acordo para a “retomada e implementação” de voos comerciais entre o país europeu e a Líbia. O pacto foi fechado com a presença do presidente da Enac, Pierluigi Di Palma, e de seu homólogo líbio, Mohamed Shlebikf.
“O documento consolida a forte relação entre os dois países, define o quadro para a retomada do tráfego aéreo comercial e implementa as cláusulas europeias em termos de segurança, proteção e reconhecimento da designação da transportadora, sem limitação, e concorrência leal”, explicou Di Palma.
“Partilho o pensamento do embaixador italiano em Trípoli, Gianluca Alberini, que recentemente sublinhou a importância da presença histórica das empresas italianas na Líbia”, acrescentou.
O responsável pela Enac ainda revelou que o acordo deverá “abrir novas oportunidades para a aviação civil”.
O objetivo de líbios e italianos é fortalecer suas relações comerciais e a cooperação bilateral através da implementação de programas de cooperação económica de longo prazo.
Em julho, Roma e Trípoli voltaram a ter uma rota aérea comercial direta após uma década de interrupção. (com dados da Ansa)