Cifra recorde também servirá para difundir cultura italiana

O governo da Itália anunciou um investimento recorde de 50 milhões de euros em 2019 com o objetivo de promover e difundir a sua cultura e seu idioma no mundo.

A medida foi divulgada pelo subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Ricardo Merlo, durante uma reunião do Conselho Geral dos Italianos no Exterior (Cgie) em Roma.

De acordo com Merlo, o valor investido na promoção da cultura e do idioma italianos no mundo foi de 20 milhões de euros em 2017 e de 30 milhões em 2018.

“Neste ano, chegou à cifra recorde de 50 milhões de euros”, disse o subsecretário, acrescentando que a cultura e o idioma são o tesouro e a identidade da Itália.

“É o que nos distingue no mundo, mais do que qualquer outra coisa”, declarou. Merlo, no entanto, não especificou como os recursos serão distribuídos ao redor do mundo.

Uma pesquisa recente da organização de linguística SIL International constatou que o italiano se tornou, em 2018, o quarto idioma mais estudado no mundo, ultrapassando o francês e atrás apenas do inglês, do espanhol e do mandarim.