Início » Itália deflagra operação antiterrorismo contra grupo neofascista ativo no sul do país

Itália deflagra operação antiterrorismo contra grupo neofascista ativo no sul do país

15 de fevereiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Itália deflagra operação antiterrorismo contra grupo neofascista ativo no sul do país

A Itália deflagrou na terça-feira (14) uma operação antiterrorismo contra um grupo neofascista ativo principalmente na área de Nuoro e da Sardenha, no sul do país. Segundo as investigações, os criminosos realizaram diversos atos de intimidação, com armas e explosivos, contra políticos da região, incluindo o prefeito da cidade de Torpè e de Baronia.

Além disso, enviaram ameaças de morte com projéteis por ocasião das eleições. Ao todo, são 11 suspeitos, sendo que três pessoas foram detidas e uma colocada em prisão domiciliar.

A operação foi liderada pelo Grupo de Operações Especiais (ROS) em parceria com os militares do Comando Provincial de Nuoro, do Esquadrão de Helicópteros Caçadores da Sardenha e do 11º Núcleo de Helicópteros Elmas.

Em coletiva de imprensa, as autoridades informaram que o inquérito foi aberto em maio de 2019 em torno da autodenominada “Frente”, que atuava pelo controle do território, obtendo o dinheiro com o cultivo e tráfico de maconha e roubos.

De acordo com o Ministério Público, o líder do grupo é Ananio Manca, responsável por disseminar ideologias de extrema-direita. Seus primos, Angelo e Niccolò Sulas também se destacavam. O objetivo dos criminosos era recriar uma milícia armada. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 16h20
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.