Início » Itália confirma condenação de Matteo Messina Denaro à prisão perpétua

Itália confirma condenação de Matteo Messina Denaro à prisão perpétua

20 de julho de 2023 - Por Comunità Italiana
Itália confirma condenação de Matteo Messina Denaro à prisão perpétua

A Corte de Apelação de Caltanissetta, na Itália, confirmou na quarta-feira (19) a condenação do líder mafioso Matteo Messina Denaro, 61, à prisão perpétua por conta das explosões que mataram os juízes antimáfia Giovanni Falcone e Paolo Borsellino. A sentença chegou no dia exato do aniversário de 31 anos do atentado da Cosa Nostra contra Borsellino, ocorrido em 19 de julho de 1992, em Palermo, e que também vitimou cinco agentes da escolta do magistrado. Já Falcone foi assassinado pela máfia em 23 de maio daquele mesmo ano, ao lado de sua esposa, Francesca Morvillo, e de três agentes de sua escolta.

Messina Denaro havia sido condenado em primeira instância em 2020 como mandante dos atentados, que se tornaram um marco na luta contra a máfia na Itália. No julgamento em segundo grau, o colegiado presidido pela juíza Maria Carmela Giannazzo acolheu o pedido do Ministério Público para manter a pena de prisão perpétua.

Ainda cabe recurso à Suprema Corte. O líder da Cosa Nostra, preso desde janeiro na penitenciária de segurança máxima de L’Aquila, após quase 30 anos foragido, não quis participar da audiência em videoconferência para ouvir a sentença.

“Precisamos conhecer as motivações dessa condenação, mas permaneço convicta sobre a ausência de elementos suficientes para confirmar a responsabilidade de Matteo Messina Denaro”, disse a advogada do mafioso, Adriana Vella.

De acordo com a acusação, Messina Denaro foi um dos responsáveis por iniciar a “era dos massacres” na Cosa Nostra, com atentados nas principais cidades da Itália no início dos anos 1990, incluindo aqueles que mataram Falcone e Borsellino, símbolos do combate à máfia.

O criminoso estava foragido desde 1993 e era tido como o “chefe dos chefes” da Cosa Nostra, mas foi capturado em janeiro passado, em um hospital de Palermo onde faria quimioterapia contra um tumor no cólon. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 23h28
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.