Início » Itália comemora ‘Dia Nacional em Memória das Vítimas da Pandemia’

Itália comemora ‘Dia Nacional em Memória das Vítimas da Pandemia’

18 de março de 2024 - Por Comunità Italiana
Itália comemora ‘Dia Nacional em Memória das Vítimas da Pandemia’

A Itália celebra nesta segunda-feira (18) o “Dia Nacional em Memória das Vítimas da Pandemia”, com uma série de homenagens às quase 190 mil pessoas mortas pela covid-19 no país. A data remete ao dia 18 de março de 2020, quando a Itália viu uma das imagens mais tristes e marcantes da fase inicial da pandemia: uma fila de caminhões do Exército para transportar corpos de vítimas em Bergamo, um dos epicentros da crise sanitária no país, para crematórios e cemitérios de outras regiões.

Segundo o presidente da República, Sergio Mattarella, a covid só foi derrotada graças ao “esforço sinérgico e solidário das instituições em todos os níveis”, marcando o início de um “renascimento global”.

“O Dia Nacional em Memória das Vítimas da Pandemia chama atenção para a terrível provação enfrentada e constitui uma ocasião de proximidade aos familiares dos muitos mortos”, acrescentou o chefe de Estado, lembrando que a crise sanitária foi uma “página dolorosa da história recente” da Itália e do mundo todo.

Já a premiê Giorgia Meloni destacou que o país “pagou um preço particularmente alto” e que a pandemia provocou uma “ferida ainda aberta”.

“A pandemia chacoalhou nossas vidas, mas o povo italiano encontrou força para reagir, e o fez com humanidade, solidariedade, união e abnegação. Essa é a herança mais preciosa daquela crise”, salientou.

A Itália foi um dos países mais afetados pela covid-19 em todo o mundo, contabilizando mais de 25,6 milhões de casos e cerca de 188 mil óbitos. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 05h53
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.