Início » Itália assina acordo para produzir a vacina russa contra Covid Sputnik V

Itália assina acordo para produzir a vacina russa contra Covid Sputnik V

09 de março de 2021 - Por Comunità Italiana
Itália assina acordo para produzir a vacina russa contra Covid Sputnik V

Alguns países da União Europeia não estão dispostos a esperar que a agência reguladora do próprio bloco, a Agência Europeia de Medicamentos, conceda sua aprovação à Sputnik V

A Sputnik V, vacina contra a Covid-19 da Rússia, poderá ser produzida na Europa, pois o fundo soberano RDIF, sediado em Moscou, e a farmacêutica suíça Adienne assinaram nesta terça-feira (9) um acordo para a fabricação na Itália.

O acordo, que precisará da aprovação de agências reguladoras italianas antes da produção poder ser iniciada, foi confirmado tanto pelo RDIF quanto pela Câmara de Comércio Ítalo-Russa.

Ele é o sinal mais recente de que alguns membros da União Europeia não estão dispostos a esperar que a agência reguladora do próprio bloco – a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) – conceda sua aprovação à Sputnik V.

Cientistas disseram que a vacina russa é quase 92% eficaz com base em resultados de testes de estágio avançado analisados pela comunidade científica e publicado no periódico médico “The Lancet” no mês passado.

A Sputnik V já foi aprovada ou está sendo analisada em três países-membros da União Europeia: Hungria, Eslováquia e República Tcheca. Autoridades do bloco disseram que Bruxelas poderia iniciar negociações com um fabricante de vacinas se ao menos quatro membros as solicitarem.

“Este acordo é o primeiro de seu tipo com um parceiro europeu”, disse Vincenzo Trani, diretor da Câmara de Comércio Ítalo-Russa, em um comunicado. “Ele pode ser chamado de um acontecimento histórico, o que é prova do bom estado das relações entre nossos países e mostra que as empresas italianas conseguem enxergar além das diferenças políticas.” (com dados da Reuters)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 14h30
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.