Início » Iraniano ex-estudante da Universidade de Bolonha morre após ser torturado em presídio

Iraniano ex-estudante da Universidade de Bolonha morre após ser torturado em presídio

03 de janeiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Iraniano ex-estudante da Universidade de Bolonha morre após ser torturado em presídio

Um jovem de cerca de 30 anos chamado Mehdi Zare Ashkzari morreu no Irã durante o fim de semana após passar 20 dias em coma por conta das torturas que sofreu na prisão, informa a seção italiana da ONG Anistia Internacional. O rapaz foi detido por participar dos protestos contra o governo do país e que pedem mais liberdade para as mulheres, iniciados em setembro do ano passado após a morte da jovem Mahsa Amini, 22 anos, sob custódia da chamada polícia da moral e dos bons costumes.

Ashkzari havia estudado na Universidade de Bolonha e sua morte foi lamentada no país europeu.

“Ele era um de nós. Era conhecidíssimo, muitos foram seus amigos, comiam pizza com ele. Estava sempre sorridente”, disse a iraniana Sanam Naderi à agência italiana de notícias ‘Ansa’, também ela estudante da mesma instituição.

Segundo a Universidade, Ashkzari começou as aulas em 2015 e chegou a trabalhar em uma pizzaria local para pagar seus estudos. Ele voltou para o Irã há cerca de dois anos para ficar próximo à mãe, que estava doente e que faleceu pouco depois.

Outro amigo, Ali Jenaban, relatou que sua última conversa com o iraniano foi tranquila e que ele “relatou que estava feliz e participava das manifestações por mais liberdade”.

“Nós só soubemos da morte no sábado à noite porque os familiares não nos contaram nada para poder fazer o funeral – porque o regime não ia liberar o corpo”, pontuou ainda.

Desde o início dos protestos, ONGs locais estimam que mais de 500 pessoas morreram durante as manifestações. A ONU, por sua vez, aponta que mais de 14 mil pessoas foram detidas por participarem dos atos, sendo que dezenas já foram condenadas à morte por isso. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 01h09
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.