O instituto de pesquisa de mercado e opinião pública Market Analysis Brasil está realizando um estudo para definir a estratégia do setor de vinhos e espumantes para os próximos 20 anos.
O projeto foi encomendado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Corporação Vitivinícola Argentina (Coviar) e visa a apontar as expectativas do mercado.
Serão levantadas informações como as principais tendências, a imagem dos vinhos nacional e importado, pontos fortes e fracos dos diferentes produtos, fatores de escolha dos consumidores e canais e os segmentos e nichos de mercado mais promissores, entre outros.
Serão entrevistados consumidores, público em geral, lojas especializadas, varejistas e restaurantes. Entre alguns dados já levantados, atualmente são consumidos 1,9 litros per capita ao ano. Até 2030 a projeção é de que esse consumo suba para 3,5 litros –um crescimento de 84%. A faixa etária que apresenta o maior potencial de aumento é entre 18 e 34 anos.
A segunda parte da pesquisa dará continuidade a entrevistas quantitativas na residência dos 1.200 adultos pesquisados nas cidades de São Paulo, Recife e Porto Alegre. O projeto tem previsão de término para abril de 2008.
Fonte: Folha Online