Obra “O Palestra e os Palestrinos” é comemorativa. Instituto Palestra Itália celebra um ano de fundação 

Lançado nesta semana, em Belo Horizonte, o livro “O Palestra e os Palestrinos” conta e enaltece a história do Cruzeiro Esporte Clube, que completa cem anos em 2021. Coordenada pelo Instituto Palestra Itália, que comemorou um ano de fundação neste mês de fevereiro, a obra literária conta com o depoimento de familiares de alguns personagens importantes na história do Cruzeiro.

“A relevância dessa obra, a importância do livro Palestra e os Palestrinos, é contar a história de quem fez a origem do Cruzeiro. Um exemplo que temos é o Nogueirinha (ex-jogador do Palestra Itália e do Cruzeiro), estivemos com ele no fim do ano passado e no início desse ano ele faleceu. Por três meses, praticamente, perderíamos a oportunidade de ouvir dele próprio os casos daquela época. Faz parte de um projeto e o Instituto Palestra Itália existe para isso, para resgatar e valorizar a origem do clube. Tem muita rica, bacana, que não pode ser esquecida. A ideia do livro veio disso. É gratificante publicar um material como esse”, disse o advogado e responsável pelo instituto, Sérgio Santos Rodrigues.

“Conversei com algumas pessoas que tiveram acesso à obra. Muitos falam que é emocionante ver como o livro foi escrito. Familiares citados na obra chegaram a se emocionar. Até não chamamos de livro, mas, sim, de coletânea, balanço de trabalhos. E que essa obra estimule quem tiver materiais, que nos envie. O projeto é algo sem fim, queremos fazer vários volumes depois para deixar registrado”, comentou Sérgio Santos Rodrigues.

A obra “O Palestra e os Palestrinos” é um livro comemorativo. A intenção do instituto é, mesmo sem vínculo oficial com o Cruzeiro, enaltecer a imagem do clube através do resgate das origens da instituição.