Iniciativa italiana leva ópera de Leoncavallo ao interior de São Paulo

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e o Consulado Geral da Itália em São Paulo levam a ópera PAGLIACCI, de Ruggero Leoncavallo, para quinze cidades paulistas. A iniciativa faz parte do projeto “A Caminho do interior”, que chega assim a sua sexta edição. O projeto visa promover a língua e a cultura italiana de qualidade em todo o estado de São Paulo, indo além da capital do Estado em consideração do grande número de descendentes de italianos e de apaixonados pela Itália que têm no interior o Estado: um caminho que quer simbolicamente percorrer o que os italianos fizeram chegando no Brasil no final do século XIX e espalhando-se no Estado todo em busca de um futuro melhor.
A estreia da temporada 2022 será nos dias 25 e 26 de junho, no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O espetáculo segue para as outras quatorze cidades no interior paulista (calendário em baixo) entre os meses de junho, julho e agosto. A produção desta edição é realizada em parceria com a Cia Ópera São Paulo, Amigos da Ópera de Jacareí, Orquestra Sinfônica de Santo André e Atique Produções Culturais. Todas as apresentações são gratuitas.
A ópera de Leoncavallo estreou mundialmente em 1892, no Teatro Dal Verme, em Milão (Itália). No Brasil, o espetáculo foi montado em São Paulo pela primeira vez em 1893 e sua última montagem foi em 2014. Não é por acaso que essa ópera foi também escolhida justamente nesse ano pelas instituições italianas; de fato, celebramos este ano 60 anos de irmandade entre as cidades de São Paulo e Milano, ligadas por serem grandes polos econômicos dos seus próprios países, apesar de não serem as capitais: cidades vibrantes de negócios nas quais a cultura encontra o lugar para brotar.
Dividida em dois atos, a ópera traz a história de um palhaço que confunde a comédia com a vida real a partir de uma traição. A montagem de 2022 tem direção geral e artística de Paulo Abrão Esper.
Sobra a ópera
Serviço:
A Caminho do Interior
Temporada 2022 – Junho | Julho | Agosto
Junho:
Dias 25 às 20h e 26 às 17h: São Paulo I Teatro Sérgio Cardoso. Ingressos podem ser reservados pelo link: encurtador.com.br/ouM04
Dia 30 às 20h : Santos I SESC Santos
Julho:
Dia 02 às 20h : Jundiaí I Teatro Polytheama
Dia 03 às 17h : Piracicaba I Teatro Municipal Dr. Losso Netto
Dia 22 às 20h : Presidente Prudente I Teatro Paulo Roberto Lisboa
Dia 23 às 19h : Assis I Teatro Municipal Padre Enzo Ticinelli
Dia 30 às 22h30 : São José do Rio Preto I Teatro Municipal Paulo Moura
Dia 31 às 18h : Araras I Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo
Agosto:
Dia 05 às 20h : Cruzeiro I Teatro Capitólio
Dia 06 às 17h : Campos do Jordão I Hotel Toriba – Série Toriba Musical
Dia 07 às 18h : São José dos Campos I Teatro Municipal
Dias 13 às 20h e 14 às 17h : Ribeirão Preto I Teatro Pedro II
Dia 25 às 20h : Americana I teatro Municipal Lulu Benencase
Dia 26 às 20h : Rio Claro : Clube Ginástico
Dia 27 às 17h : Jacareí : Teatro Municipal Ariano Suassuna
Sobre Pagliacci
A trama inicia com a chegada de uma companhia de circo a uma aldeia e o palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. Adverte que na peça ela pode ser cortejada, mas na vida real a coisa seria diferente. O que o palhaço não sabe é que ela tem como amante um aldeão do lugar. Os dois se encontram e combinam de fugir naquela noite, mas são descobertos pelo marido. Vendo-se traído, ele entra em desespero e jura vingar-se. Durante a representação, o palhaço começa a confundir a comédia com a vida real e se descontrola passando do fingimento à realidade: ele mata a mulher e, em seguida, o amante, que veio socorrê-la. Depois anuncia ao horrorizado público: “A comédia acabou!”.
Diretor cênico: Davide Garattini Raimondi
Assistente de direção: André Di Piroli
Assistente de produção: Gustavo Teodoro
Pianistas preparadores: Renan Branco , Michele Massaro , Leandro Isaac
Cenografia, figurinos, legendas: Cia Ópera São Paulo
Produção: Associação Amigos da Ópera de Jacareí e Cia Ópera São Paulo
Direção geral e artística: Paulo Abrão Esper
Coordenação: Alberto Marcondes}
Realização: Consulado Geral da Itália em São Paulo e Istituto Italiano di Cultura San Paolo
Correalização: Governo do Estado de São Paulo I Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo I Amigos da Arte e Municípios da turnê