Início » Hospital na Toscana utiliza realidade virtual para acalmar crianças durante procedimentos

Hospital na Toscana utiliza realidade virtual para acalmar crianças durante procedimentos

30 de novembro de 2023 - Por Comunità Italiana
Hospital na Toscana utiliza realidade virtual para acalmar crianças durante procedimentos

Estar em um ambiente hospitalar não é fácil para ninguém, ainda mais para crianças e adolescentes. É com o intuito de tornar esse momento mais leve que o Hospital do Coração de Massa e Carrara, na Toscana, começou a usar a realidade virtual para acalmar os pequenos pacientes enquanto são submetidos a procedimentos. A iniciativa prevê que as crianças utilizem um óculos 3D para se distraírem vendo belas paisagens e desenhos animados enquanto o médico examina ou a enfermeira trata ferimentos ou aplica injeção.

Graças a um cursor que carregam na mão, guiado pela equipe do hospital, os pacientes podem, com os visualizadores 3D ligados, mudar de cena ou selecionar seu desenho animado favorito e até escolher um personagem ou super-herói para brincar.

A ferramenta útil permite que as crianças se distraiam da dor, superem a ansiedade e assim tornem o trabalho dos profissionais da saúde mais fácil e rápido. Quando os menores saem da dimensão virtual e regressam à realidade encontram o cuidado dos seus familiares e médicos e enfermeiras.

O projeto é realizado pela Fundação Monastério, cujos técnicos instalaram os aparelhos, carregaram vídeos e imagens e treinaram todos os funcionários na sua utilização. Os óculos 3D também podem ser usados por adultos, pacientes ou familiares de crianças hospitalizadas.

“A possibilidade de mergulhar no jogo ou em ambientes relaxantes através do espectador e realizar breves treinos de relaxamento guiados favorece a diminuição da ativação psicofisiológica e, portanto, a diminuição do estresse, uma melhoria na qualidade do sono e uma redução da ansiedade e da percepção da dor nas diferentes fases do percurso pré-operatório ou da experiência hospitalar”, explicou Marco Marotta, psicólogo do Monastério. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 00h20
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.