Homenagens virtuais marcam o 74° Dia da República Italiana

Celebrado anualmente em 2 de junho, o Dia da República Italiana de 2020 ficará marcado na história pelas comemorações virtuais e à distância, formato bem diferente do qual o povo de espírito tão caloroso está acostumado
As tradicionais festas realizadas na Itália e no exterior que homenageiam uma das datas mais importantes para o Belpaese, quando, em 2 de junho de 1946, um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, os italianos – e pela primeira vez as mulheres – votaram a favor da criação da República e elegeram uma assembléia constituinte, ficarão para o próximo ano. Ou, pelo menos, até a pandemia do novo coronavírus que abate o mundo passar.
Tendo isto em vista, a Itália, que já conseguiu superar a pior fase na luta contra o vírus e registra, até o momento, 333.197 infectados e 33.475 vítimas, contou com apresentações do esquadrão acrobático Frecce Tricolori da Força Aérea Italiana pintando os céus de 21 cidades com fumaças nas cores da bandeira do país durante cinco dias. As acrobacias, parte da iniciativa militar aeronáutica “Abbraccio Tricolore” que tem por objetivo realizar uma demonstração de solidariedade após a crise enfrentada pela pandemia e os meses em quarentena, teve início em Milão, no dia 25 de maio, e fim previsto para esta terça-feira (2) em Roma, no Dia da República Italiana.
Mattarella vê data como possibilidade de um recomeço
Para o presidente da Itália, Sergio Mattarella, o Dia da República deste ano marca um recomeço para o país. “Em 2 de junho comemoramos o aniversário do nascimento de nossa República. Fazemo-lo em uma atmosfera em que experimentamos sentimentos de incertezas e razões de esperança ao mesmo tempo. Espremidos entre a dor da tragédia que de repente nos tocou e a vontade de um novo começo”, disse.
Mattarella expressou também o “desejo crescente de recuperação e renascimento civil e econômico, além de ressaltar que este momento é “uma nova temporada, na qual será possível sair desse tipo de pesadelo global o mais rápido possível”. “A Itália mostrou sua melhor face nesta emergência. Estou orgulhoso do meu país”, acrescentou o líder italiano.
O político ainda comparou “o novo recomeço” com a lição adquirida na pós-guerra e explicou a importância de reconstruir o país com base nos valores de liberdade, paz e democracia.
“Por que a lição do pós-guerra é tão preciosa? Esse espírito constituinte representou o principal motor do renascimento da Itália. Ele sabia como unir os italianos, além de suas associações, na crença de que somente juntos poderiam enfrentar a condição de extrema dificuldade em que o país havia enfrentado”.
Por fim, ele elogiou os italianos pela “solidariedade, generosidade, profissionalismo, paciência, respeito pelas regras”. “Redescobrimos, em muitas ocasiões, o senso de estado e altruísmo. Encontramos, no momento mais difícil, a verdadeira face da República”, concluiu.
Em mais uma homenagem para a data, a orquestra e coro da Accademia Chigiana, histórica instituição musical italiana com sede em Siena preparou um vídeo da execução síncrona do Hino Nacional italiano. A performance envolveu 108 músicos, incluindo alunos, professores e colaboradores da Academia, incluindo grandes nomes da música clássica internacional, como Salvatore Accardo, Bruno Giuranna, Antonio Meneses, David Geringas, Alessandro Carbonare, Pino Ettorre, Luca Sanzo’, Francesco. Dillon, Matteo Cesari, Paolo Ravaglia, Giulio Rovighi e o Quarteto Nous.
Celebrações vindas do Brasil
Durante o turbulento momento enfrentado pelo país sul-americano, homenagens ao Dia da República Italiana receberam destaque pela comunidade presente no Brasil. Em mensagem divulgada para a ocasião, o Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, destacou o momento complexo em que as celebrações são realizadas, além de oferecer o e-book “Praças (In)visíveis” como presente simbólico a data.
Leia a mensagem do Embaixador na íntegra:
“Estou particularmente feliz por dirigir minha saudação a todos vocês, por ocasião da Festa de 2 de junho, data em que comemoramos, hoje, o 74º aniversário do nascimento da República Italiana. Uma República fundada nos valores da liberdade, da democracia, da paz, da justiça e da igualdade, que ainda hoje são a base da coesão de nossa sociedade e os pilares da ação multilateral da Itália na comunidade internacional. Valores que sempre inspiraram as relações entre Itália e Brasil, dois países unidos por um vínculo profundo, amigos fraternos inextricavelmente ligados por antepassados comuns.
Este ano, tais importantes celebrações caem em um momento particularmente complexo, devido à pandemia que envolve todos nós e que nos impede de celebrar como gostaríamos. Portanto, esta data, hoje mais do que nunca, torna-se ocasião para lembrar a esperança, a solidariedade e o dinamismo que, 74 anos atrás, guiaram os italianos na reconstrução de nosso País. São valores sempre atuais que, hoje como ontem, devem nos servir de guia na superação desse momento difícil.
Queremos celebrar virtualmente com vocês oferecendo, como presente simbólico, o e-book “Praças (In)visíveis”. O projeto envolve fotógrafos e escritores que mostram 20 praças italianas, símbolo do nosso patrimônio histórico e cultural e da identidade coletiva do nosso País, fotografadas no período entre o final de março e o início de maio e descritas com memórias, sugestões e reflexões, neste momento histórico de isolamento e ‘suspensão’”.
Link para download do e-book “Praças (In)visíveis”
Cristo Redentor veste verde, amarelo, vermelho e branco
No Rio de Janeiro uma parceria entre o Santuário Cristo Redentor e o Consulado Geral da Itália no Brasil ilumina o monumento ao Cristo Redentor, no alto do Corcovado, com as cores das bandeiras italiana e brasileira nessa terça-feira (2), às 18h.
“A iniciativa, viabilizada graças à fundamental colaboração da Arquidiocese do Rio, na pessoa do arcebispo, Cardeal Orani, a quem muito agradeço pela consideração de sempre, tenciona lembrar e homenagear a proximidade da comunidade italiana aos amigos brasileiros, ainda mais forte nos dias que estamos atravessando. Trata-se de um abraço virtual que pretende transmitir uma mensagem forte e simbólica de união, solidariedade, fraternidade e encorajamento, enquanto o Brasil está passando pela fase mais crítica e dramática da pandemia. Também queremos lembrar e prestar homenagem às milhares de vítimas do Covid-19 nos dois países” destacou o Cônsul-Geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice.
“Que o Cristo Redentor acolha, em seu abraço, todos os que partiram desta vida, console os familiares e renove a esperança dos que precisam reconstruir a vida”, disse o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.
Cônsul de São Paulo manda mensagem de esperança e Comites organiza ação solidária
Este ano o cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, no dia da Festa da República decidiu compartilhar uma mensagem por vídeo para comunidade italiana, que se conclui com o hino nacional italiano.
“A comemoração deste ano ocorre em um contexto social incomum, ser respira uma atmosfera de dor. Então, pelas ruínas da guerra, hoje, pelas vítimas da pandemia. O meu pensamento afetuoso a quem está sofrendo ou faleceu e aos familiares e aos amigos italianos e ítalo-brasileiros. Mesmo após os momentos mais sombrios, sempre há espaço para a esperança. Sabem muito bem disso os italianos que no pós-guerra escolheram vir a São Paulo para começar uma nova vida”, disse La Rosa na mensagem.
Tradicionalmente o Comites de São Paulo junto com as associações italianas celebram o Dia da República Italiana com uma missa na Igreja Nossa Senhora da Paz, a igreja dos italianos em São Paulo. Durante essa ocasião são realizadas doações para Missão Paz, uma instituição de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados na capital paulista.
Este ano, devido à grave crise de saúde causada pelo covid-19, as celebrações não poderão ocorrer. No entanto, as obras da Igreja Nossa Senhora da Paz precisam ainda mais de ajuda.
Por isso, o Comites de São Paulo no espírito da celebração da República, com o intuito de contribuir para que as atividades da Missão da Paz sigam em pleno funcionamento, organizou uma campanha virtual de arrecadação. A campanha funcionará ao longo de todo o mês de junho e o objetivo é atingir a meta de 10 mil reais arrecadados que será doado à instituição que atua em favor dos migrantes desde os anos 1930, atendendo pessoas de mais de 70 nacionalidades.
Para doações, acesse https://abacashi.com/p/comites-missaopaz
Minas Gerais comemora o Dia com mensagem do cônsul e show ao vivo
O cônsul de Minas Gerais, Dario Savarese, divulgou uma mensagem de vídeo para desejar feliz Dia da República Italiana a toda a coletividade ítalo-mineira.
“A emergência sanitária não nos permite celebrar os valores de liberdade, democracia e solidariedade nos quais se inspira a República, como queríamos fazer junto a vocês”, disse o cônsul.
Outra iniciativa importante para unir a coletividade italiana à distância é o show Viaggio dos tenores Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini que será transmitido ao vivo de Modena, na Itália no dia 2 de junho às 18h30 (horário de Brasília) e às 23h30 (horário de Roma). O projeto é realizado em pareceria com o Comites de Minas Gerais e o CGIE Brasil, com apoio da Embaixada da Itália no Brasil e rede consular.
Ainda durante o show os ouvintes poderão assistir aos vídeos com as mensagens do Embaixador da Itália e de toda a rede consular italiana no Brasil e do Secretário-Geral do CGIE, Michele Schiavone.
O show será transmitido no canal YouTube do Claudio Mattioli e no link da radio Brasil Itália
O time mineiro Cruzeiro que tem origens italianas também quis homenagear Itália vestindo a sede administrativa com as cores da bandeira italiana. “Honrando nossas origens e tradições, cumprimentamos os irmãos italianos neste dia tão especial, em que é comemorada a Festa da República Italiana. Em nossas veias também corre o sangue deste povo bravo e lutador, que deu início à nossa história! Saudações celestes”, destacou o time.
Cônsul italiano de Porto Alegre publica mensagem
Em ocasião da 74º aniversário da República Italiana o cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, enviou uma mensagem que deseja compartilhar com a comunidade ítalo-gaúcha neste diferente momento de comemoração.
“Apesar deste ano não ser possível comemorar publicamente este evento, a lembrança permanece viva em nossos corações e nos impulsiona a manter vivo o ideal de identidade italiana com renovado espírito de devoção à Pátria”, afirmou o diplomata.
União à distância
O Colégio Dante Alighieri, importante instituição de ensino com milhares de alunos em São Paulo que todos os anos realiza uma festa em celebração ao Dia da República, para 2020 preparou uma homenagem diferente: convidou os alunos e professores de seu programa bicurricular italiano para cantarem à distância, cada um de suas casas, o hino da Itália.
Veja o resultado no vídeo abaixo.