Prefeitura do Rio já foi informada do sumiço

Instalado e inaugurado em homenagem à comunidade italiana, o busto da Imperatriz Teresa Cristina foi roubado da Praça Itália, adjacente ao Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio.

Agentes da gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Seconserma (Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente), fizeram uma vistoria no local e registraram o caso na 5ª DP (Mem de Sá). A Seconserma informou, por meio de nota, que lamenta o ocorrido e aguarda que a polícia encontre o responsável pelo crime.

Inaugurado em 29 de novembro de 2008, com a presença da então ministra dos Direitos Humanos italiano, Mara Carfagna, o busto, do artista plástico José Luiz Ribeiro, era uma forma de destacar a importância e a participação dos italianos no desenvolvimento do Rio de Janeiro.

Teresa Cristina foi casada com D. Pedro II. O nome completo dela era Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d’Assisi. A terceira e última imperatriz-consorte do Brasil morreu em 1889, na Cidade do Porto, em Portugal.

O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro enviou, nesta quinta-feira (31), um documento assinado pelo Cônsul Geral Paolo Miraglia Del Giudice para a Prefeitura do Rio lamentando o ocorrido e pedindo a ajuda do poder público para recuperar o monumento.

De acordo com funcionários do consulado italiano, a Praça Itália está abandonada pelo poder público, contando com a presença de muitos moradores de rua no local.

“A gente realizava muitos eventos lá, mas hoje ficamos com medo de fazer qualquer coisa”, comentou uma funcionária que não quis se identificar.

Appello per la restituizione del busto dell' Imeratrice Teresa Cristina

Scomparsa del busto della Imperatrice Teresa Cristina dalla Piazza Italia, accanto al Consolato Generale d' Italia a Rio…un appello sua restituzione!!!

Posted by Salottoitalia on Saturday, February 2, 2019