O guia dos vilarejos mais belos da Itália ganhou 14 novas localidades e agora conta com 348 burgos de todo o país. Os números foram divulgados na última terça-feira (17), durante um evento na Câmara dos Deputados, em Roma, promovido pelos organizadores do tradicional guia turístico, que terá também sua primeira edição em inglês, chamada “The Most Beautiful Borghi of Italy”.
O objetivo é atrair descendentes de italianos de segunda e terceira geração para conhecerem os lugares de origem de suas famílias, uma vez que o Ministério das Relações Exteriores declarou 2024 como o “ano do turismo das raízes”.
“Existe muita expectativa por esse guia e por conhecer nossos belíssimos vilarejos, sobretudo por parte dos estrangeiros”, afirmou Osvaldo Bevilacqua, embaixador do projeto no mundo. “Os burgos são a dimensão mais profunda e autêntica da Itália”, reforçou o subsecretário do Ministério da Cultura, Vittorio Sgarbi.
Os 14 últimos vilarejos a entrar para o guia são: Castagnole delle Lanze e Guarene, no Piemonte; Golferenzo, na Lombardia; Ossana e Borgo Valsugana, no Trentino-Alto Ádige; Malcesine, no Vêneto; Celle Ligure, na Ligúria; San Donato in Poggio, na Toscana; Bagno di Romagna, na Emilia-Romagna; Stroncone, na Úmbria; Ronciglione, no Lazio; Badolato, na Calábria; Sammichele di Bari, na Puglia; e Tempio Pausania, na Sardenha. (com dados da Ansa)