Início » Guarda de Finanças de Bari investiga corrupção em hospital de campanha contra covid

Guarda de Finanças de Bari investiga corrupção em hospital de campanha contra covid

24 de dezembro de 2021 - Por Comunità Italiana
Guarda de Finanças de Bari investiga corrupção em hospital de campanha contra covid

A Guarda de Finanças de Bari deflagrou nesta sexta-feira (24) uma operação de buscas contra sete pessoas, entre empresários e o funcionário da região da Puglia Antonio Mercurio, no âmbito do inquérito que apura irregularidades na construção de um hospital de campanha para pacientes com covid-19, feita há cerca de um ano na Fiera del Levante. As autoridades investigam todos os suspeitos um dia após a prisão do ex-executivo da Defesa Civil Regional Mario Antonio Lerario, pelos supostos crimes de corrupção e falsificação.

A operação do Ministério Público de Bari é coordenada pelo procurador Roberto Rossi, em parceria com o adjunto Alessio Coccioli, e afeta Francesco Girardi, de Acquaviva delle Fonti; Antonio Illuzzi, de Giovinazzo; Luca Ciro Giovanni Leccese, de Foggia; Donato Mottola, de Noci; Domenico Tancredi, de Altamura; e Sigismondo Zema, de Bari.

Os alvos do inquérito são todos empresários e técnicos acusados de corrupção. A investigação ao hospital diz respeito ao procedimento de adjudicação das obras e aos custos da construção. Inicialmente o valor era estimado em cerca de 9 milhões de euros, mas depois aumentou para mais de 17 milhões.

O hospital, cuja gestão está a cargo do Policlínico de Bari, foi construído há um ano em 45 dias em três pavilhões da Fiera del Levante. A estrutura foi requisitada em novembro de 2020 pela Prefeitura para agilizar o processo de tratamento de pacientes e contém 152 unidades de terapia intensiva para cuidados da Covid-19.

Mercurio é o único responsável pelo procedimento da construção do hospital anti-covid na Feira de Bari e também foi revistado por violação e falsificação de leilão.

Já Lerario foi preso por corrupção, após ter embolsado um suposto suborno de 10 mil euros de um dos empresários. Ele, inclusive, chegou a ter seus áudios e vídeos ambientais, até no seu carro, interceptados. Com isso, os investigadores descobriram a entrega de um envelope com o dinheiro, que o levou à sua prisão. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

O Brasil esteve na presidência do G20 este ano. Na sua opinião, o país teve conquistas significativas no período?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 08h42
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.