Grupo ferroviário da Itália quer lançar linha de trem “covid-free”, com testes antes do embarque

O grupo ferroviário Ferrovie dello Stato, que administra as linhas de trem de alta velocidade na Itália, quer lançar linhas “Covid-free” entre Roma e Milão no início de abril. O anúncio foi feito na segunda-feira (8) pelo presidente da companhia, Gianfranco Battisti, na estação central de Termini, em Roma. A ideia é testar toda a tripulação e os passageiros antes de embarcar no trem.
Segundo a companhia, essa é a primeira iniciativa do gênero lançada na Europa e visa a retomada das viagens após um ano de pandemia. Os testes rápidos serão realizados com a ajuda da Cruz Vermelha. Depois do trecho Roma-MIlão, a companhia pretende adotar a mesma solução para todos os destinos turísticos, como Veneza, Florença e Nápoles, acrescentou.
A companhia aérea nacional Alitalia lançou, no ano passado, uma iniciativa similar em alguns voos internos e internacionais. Antes da epidemia, o setor do turismo representava 14% do PIB italiano, mas a pandemia atingiu em cheio o setor, vital para a terceira economia da zona do euro, obrigando hotéis e restaurantes a fecharem as portas durante vários meses.
As diárias nos hotéis e outros estabelecimentos registraram uma queda de 70% entre janeiro e setembro de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados publicados em dezembro. (com dados da Rfi)