Início » Grupo de cientistas italianos auxilia baleias do mar de Cortez, no México

Grupo de cientistas italianos auxilia baleias do mar de Cortez, no México

01 de fevereiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Grupo de cientistas italianos auxilia baleias do mar de Cortez, no México

Um grupo de cientistas italianos está auxiliando as baleias do mar de Cortez, no México, para tentar diminuir o efeito dos plásticos na região, conhecida como “o aquário do mundo”. Ao lado de especialistas mexicanos e adotando os mesmos métodos usados no Mediterrâneo, os cientistas medem o impacto dos plásticos, especialmente dos microplásticos, em baleias e golfinhos, considerados os “grandes filtradores marinhos”.

Cristina Fossi, da Universidade de Siena, e Giuseppe Notarbartolo, ecologista especializado em conservação marinha, são alguns dos principais nomes envolvidos no projeto. O processo ocorre em colaboração com o mexicano Jorge Urban, da Universidade Autônoma de Baja California Sur.

“É difícil, mas temos que manter viva a esperança e lutar”, disse Notarbartolo em entrevista à agência de notícias italiana ‘Ansa’, acrescentando que existem muitas coisas que podem ser feitas.

O italiano também afirmou que é preciso “ensinar os jovens a serem mais críticos” e passar a questionar o que eles “leem na internet”. Por fim, o cientista mencionou a necessidade da imprensa em fornecer informações corretas sobre o assunto.

No Mar de Cortez, também conhecido como Golfo da Califórnia, vivem cerca de 93 espécies diferentes de cetáceos. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Depois do Globo de Ouro, você acredita em um Oscar para Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 18h18
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.