Início » Governo da Ucrânia critica escolha de ópera russa para abrir temporada do Teatro alla Scala

Governo da Ucrânia critica escolha de ópera russa para abrir temporada do Teatro alla Scala

10 de novembro de 2022 - Por Comunità Italiana
Governo da Ucrânia critica escolha de ópera russa para abrir temporada do Teatro alla Scala

O cônsul ucraniano em Milão, na Itália, Adrii Kartysh, criticou formalmente a escolha de uma ópera russa para abrir a nova temporada de apresentações do tradicional Teatro alla Scala e pediu que a programação “seja revista”. Kartysh enviou uma carta ao superintendente do Scala, Dominique Meyer, ao prefeito de Milão, Giuseppe Sala, e ao governador da Lombardia, Attilio Fontana, afirmando que a escolha pela ópera “Boris Godunov”, e também por um recital da soprano Anna Netrebko, podem apresentar “eventuais elementos propagandísticos” do governo de Moscou.

O representante de Kiev na cidade italiana agradeceu às autoridades por “manifestarem apoio, sempre palpável” dos italianos ao país desde o início da guerra “desejada pela Federação Russa, que continua a lacerar a nossa paz, subtraindo vidas humanas preciosas de maneiras cada vez mais aterrorizantes”.

“Mesmo porque a cultura é utilizada pela Federação Russa para dar peso na afirmação da sua grandeza e potência, assegurar a sua propagação não pode nutrir a imagem do regime hoje vigente e, por extensão, as ambições aceleradas e os seus inúmeros crimes. Por isso, é preciso revisar o programa da temporada para bloquear eventuais elementos propagandísticos”, acrescentou ainda.

O anúncio de que a ópera russa “Boris Godunov” iria abrir a temporada de apresentações foi feito no dia 6 de junho deste ano. À época, Meyer justificou a escolha dizendo que não era a favor “de uma caça às bruxas e nem do cancelamento de obras russas”.

A programação 2022/23, que começará em 7 de dezembro, terá pelo menos 272 espetáculos, entre eles, 10 concertos da Filarmonica della Scala. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 02h37
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.