O governo italiano aprovou na última segunda-feira (27) um vale-auxílio de 60 euros para o transporte público destinado a cidadãos com renda inferior a 20 mil euros por ano, informou o Ministério da Economia. O decreto foi assinado pelos ministros da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, do Trabalho, Marina Elvira Calderone, e de Infraestrutura e dos Transportes, Matteo Salvini.
A medida prevê 100 milhões de euros de recursos para ajudar os pedidos de famílias, estudantes e trabalhadores na aquisição de bilhetes para transportes públicos locais, regionais e inter-regionais, e para os serviços de transporte ferroviário nacional.
O cidadão deve fazer a solicitação do benefício por meio do portal oficial do Ministério dos Transportes (www.bonustrasporti.lavoro.gov.it.) até 31 de dezembro de 2023.
“O bônus de transporte, embora seja um pequeno incentivo e reservado a cidadãos com renda inferior a 20 mil euros, poderá representar uma ajuda às famílias menos abastadas ou numerosas”, afirmou o presidente da organização de defesa do consumidor Assoutenti, Furio Truzzi.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística da Itália (Istat), todos os dias na Itália 26,8 milhões de italianos usam meios de transporte para ir à escola ou ao trabalho, 45,4% da população residente. Destes 5,4 milhões usam o transporte público: 1,2 milhão usam o trem; 1,9 milhão, bondes e ônibus; 807 mil, o metrô. (com dados da Ansa)