O encontro de chefes de Estado do G20 começa oficialmente na segunda-feira, 18/11, mas as preparações para o evento movimentam as forças de segurança e modificam o trânsito. Hoje, sexta-feira, 15/11, ocorrerá três painéis importantes de debates no G20 Social. Lideranças brasileiras e internacionais vão debater temas como reforma da governança global; sustentabilidade, mudança do clima e combate à fome. Também acontecerá o Fórum Mundial das Favelas, com participação dos cantores Ludmilla, Preto Zezé e Amauri Soares. O tema em debate será “Música: Empoderamento e Expressão Cultural nas Favelas”.
Nas áreas que acontecerão os eventos do G20, o trânsito será bloqueado ou alterado. No aterro do Flamengo são mais de 30 pontos de bloqueio e circulação restrita entre os dias 17 e 19 de novembro. A Orla vai interromper as áreas de lazer e de estacionamento até o dia 20. O Complexo Mauá terá acesso controlado
Os Estados Unidos enviaram o total de sete caminhões de equipamentos e suprimentos. Entre eles vários galões de água para o presidente Joe Biden, e a própria comida, além de um helicóptero e o carro que o presidente americano usará para seus deslocamentos enquanto estiver na cidade. Biden chega ao Rio domingo, 17/11.
A China está dando bastante trabalho à segurança do G20. Eles fecharam um hotel e mandaram que todos os 400 quartos passassem por uma varredura. Além disso, a praia próxima ao local de hospedagem será fechada para uso particular da delegação chinesa.
No total, são aguardadas delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais. Por isso, a partir do dia 16, 26 mil agentes de segurança estarão atuando na cidade quando começarem a chegar os chefes de estado para a Cúpula dos Líderes.
Os três eixos centrais de discussão do G20 são:
- Inclusão social e combate à fome e à pobreza;
- Transição energética e desenvolvimento sustentável;
- Reforma da governança global.