O funeral de Vittorio Emanuele di Saboia, filho de Umberto II, último rei da Itália, será realizado no próximo dia 10 de fevereiro, às 15h (horário local), na Catedral de Turim. A informação foi divulgada no domingo (4) em comunicado emitido pela antiga casa real de Saboia.
Segundo a nota, imediatamente após a cerimônia fúnebre, o filho do último rei italiano será sepultado “de forma estritamente privada” na cripta real da Basílica de Superga.
Na próxima sexta-feira (9), das 12h30 às 21h (horário local), será instalada a capela funerária na igreja de Sant’Uberto, no interior do Palácio Real de Venaria.
Emanuele di Saboia faleceu pacificamente no último sábado (3) em Genebra, onde a sua família se exilou no pós-guerra, aos 86 anos. Ao longo dos anos, ele acumulou uma série de polêmicas, incluindo escândalos de corrupção e assassinato.
Ele é filho do último monarca do país, Umberto II, que governou apenas um mês em 1946 após a abdicação de seu pai, Vittorio Emanuele III (1900- 1946), rei que apoiou a ascensão do ditador fascista Benito Mussolini ao poder. (com dados da Ansa)