Início » Fundo Monetário Internacional eleva previsão para crescimento do PIB de economias europeias em 2021

Fundo Monetário Internacional eleva previsão para crescimento do PIB de economias europeias em 2021

20 de outubro de 2021 - Por Comunità Italiana
Fundo Monetário Internacional eleva previsão para crescimento do PIB de economias europeias em 2021

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) agregado dos países europeus desenvolvidos em 2021, de 4,9% a 5,2%. Já a estimativa para os emergentes da região subiu 1,1 ponto porcentual, a 6%. Para 2022, a expectativa do Fundo é de que a recuperação se consolide, com expansão de 4,4% das economias avançadas e de 3,6% das menos ricas.

Os números constam em relatório periódico divulgado nesta quarta-feira (20) pelo FMI. No documento, a instituição recomenda que a Europa exerça “cautela” no processo de retirada de estímulos fiscais.

Também sugere que o países europeus mantenham o atual nível de acomodação monetária enquanto reposiciona os gastos dos governos. “No entanto, em algumas economias europeias emergentes onde a atividade está forte e as expectativas de inflação estão subindo, uma redução gradual de acomodação monetária é garantida”, aconselha.

Apesar do otimismo quanto à atividade, a entidade caracteriza como “incerto” o quadro geral da economia, uma vez que ainda há risco de novas ondas de covid-19.

Para o FMI, no médio prazo, os europeus devem considerar políticas temporárias de investimentos, como apoio ao mercado de trabalho. (com dados do Estadão Conteúdo)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 22h57
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.