Início » ‘Food for Gaza’: Itália lança programa alimentar para Faixa de Gaza

‘Food for Gaza’: Itália lança programa alimentar para Faixa de Gaza

12 de março de 2024 - Por Comunità Italiana
‘Food for Gaza’: Itália lança programa alimentar para Faixa de Gaza

Representantes do Ministério das Relações Exteriores da Itália, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do Programa Alimentar Mundial (PAM), e da Federação da Cruz Vermelho e do Crescent”e Vermelho (Ficross) se reuniram na segunda-feira (11) para o lançamento da iniciativa “Food for Gaza” (Comida para Gaza, em português). Em uma coletiva de imprensa após o encontro, o chanceler italiano, Antonio Tajani, disse que o objetivo foi coordenar a ação das organizações: “Queremos criar uma iniciativa que permita fazer mais diante da situação humanitária em Gaza”.

O coordenador, do lado do governo, será Bruno Archi, embaixador da Itália na FAO.

“Informarei o G7, o Conselho Europeu de Assuntos Exteriores, o governo de Israel e a ANP [Autoridade Nacional Palestina] sobre a iniciativa. E através dos países árabes que dialogam com o Hamas, também enviaremos a mensagem ao Hamas”, disse Tajani.

Ele lembrou que o país já concedeu 20 milhões de euro para ajuda humanitária, mas disse que está pronto para fazer mais investimentos “para ajudar a população civil palestina”, e que o principal objetivo do projeto é um trabalho de coordenação para permitir que o maior número possível de ajudas chegue aos civis.

“Hoje é o primeiro dia do Ramadã, devemos fazer o máximo para apoiar a população civil de Gaza que está sofrendo e se preparando para celebrar. Apoiamos Tajani nesta importante iniciativa e  faremos o nosso melhor para garantir que possamos acessar as áreas”, disse o diretor da FAO, Qu Dongyu.

“Com lançamentos do alto, não podemos alcançar todas as pessoas. A única maneira de fazê-lo é através do cruzamento de Rafah ou pelo mar. Precisamos de 300 caminhões entrando em Gaza todos os dias, e também precisamos entrar por Israel e precisamos abrir um porto para permitir o acesso de bens humanitários”, disse a diretora-executiva do PAM, Cindy McCain.

“A extensão da crise em Gaza requer uma resposta humanitária coletiva e esta é uma iniciativa muito significativa, que ajudará a enfrentar as crescentes necessidades humanitárias na Faixa que requerem uma solução”, disse o vice-secretário-geral da Ficross, Xavier Castellanos. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h24
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.