Início » Florença proíbe criação de novos imóveis de curta locação no centro histórico da cidade

Florença proíbe criação de novos imóveis de curta locação no centro histórico da cidade

02 de outubro de 2023 - Por Comunità Italiana
Florença proíbe criação de novos imóveis de curta locação no centro histórico da cidade

A Câmara Municipal de Florença aprovou nesta segunda-feira (2) um projeto de lei que proíbe a criação de novos imóveis de curta locação no centro histórico da cidade, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. O PL foi enviado ao plenário pelo prefeito, Dario Nardella, e prevê ainda a isenção do imposto municipal sobre o segundo imóvel, por três anos, para quem desistir de alugar seu imóvel no sistema de curta locação, retornando ao modelo convencional.

A medida é uma tentativa de Florença de impedir a expansão desenfreada do fenômeno dos aluguéis turísticos curtos que vêm “colonizando” cidades históricas, especialmente através de plataformas como Airbnb.

“Essa iniciativa não é uma panaceia, mas é um passo concreto”, defendeu o prefeito, definindo as tentativas nacionais de regulamentar a questão como “decepcionantes e inadequadas”.

“Esse é um caminho com significado político: queremos quebrar essa situação de inércia. Em 2016 tínhamos pouco menos de 6 mil apartamentos no Airbnb, hoje temos 14,3 mil. Nesse meio tempo, o custo médio mensal das locações residenciais comuns subiu 42%”, explicou.

“Só nesse último ano, o aumento foi de 15,1%. Significa pagar, por um quarto só, ao menos 500 euros por mês (R$ 2,6 mil). Dos florentinos que vivem no centro, 40 mil reclamam de morar em ‘condomínios-hoteis'”, acrescentou, em referência a prédios que fazem os dois tipos de locação. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 12h59
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.