Início » Filho de Franco Zeffirelli critica processo movido pelos atores de ‘Romeu e Julieta’

Filho de Franco Zeffirelli critica processo movido pelos atores de ‘Romeu e Julieta’

09 de janeiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Filho de Franco Zeffirelli critica processo movido pelos atores de ‘Romeu e Julieta’

O filho do cineasta italiano Franco Zeffirelli (1923-2019) criticou na última sexta-feira (6) o processo movido pelos atores Olivia Hussey e Leonard Whiting contra o estúdio Paramount por conta de uma cena de nudez no filme “Romeu e Julieta” (1968). “É embaraçoso ouvir que hoje, 55 anos depois das filmagens, dois atores idosos, que devem sua notoriedade essencialmente a esse filme, acordem para declarar que sofreram um abuso que lhes causou anos de ansiedade e sofrimento emocional”, declarou Pippo Zeffirelli, presidente da Fundação Franco Zeffirelli.

“Pelo que eu sei, eles mantiveram ao longo de todos esses anos uma relação de profunda amizade e gratidão com Zeffirelli, dando centenas de entrevistas na feliz lembrança dessa experiência, coroada como um sucesso mundial”, acrescentou o filho do cineasta.

Hussey, 71 anos, e Whiting, 72, pedem à Paramount um ressarcimento de mais de US$ 500 milhões devido aos supostos danos emocionais que eles sofreram por causa de uma cena de nudez em “Romeu e Julieta”, filme indicado a quatro prêmios no Oscar e vencedor de duas estatuetas (fotografia e figurino).

A cena em questão retrata o clímax da paixão entre os dois jovens e gerou controvérsia por exibir as nádegas de Whiting e os seios de Hussey, ambos adolescentes na época das gravações.

Segundo a ação depositada em um tribunal da Califórnia, nos EUA, Zeffirelli tinha garantido aos dois atores que não haveria nudez, mas depois, já nos dias finais da gravação, teria implorado para que ambos ficassem sem roupa, alegando que, do contrário, o longa “seria um fiasco”.

Pippo Zeffirelli, no entanto, tem uma versão diferente. “Acho até que os dois produtores do filme, John Brabourne e Anthony Havelock-Allan, obtiveram autorização dos pais antes de gravar a cena em questão”, declarou, acrescentando que o próprio cineasta era “acusado de ser reacionário porque se pronunciou várias vezes contra a pornografia”.

“As imagens de nudez no filme expressam a beleza, até a candura da doação recíproca, e não contêm qualquer sentimento mórbido”, declarou. Pippo ainda citou que a própria Hussey participou do funeral de Zeffirelli, em Florença, em 2019. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 14h46
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.