Nesta segunda-feira (20), os organizadores do Festival de Veneza anunciaram que a atriz britânica Tilda Swinton e a cineasta honconguesa Ann Hui serão as agraciadas com o Leão de Ouro Honorário em 2020. O diretor do evento, Alberto Barbera, propôs os nomes delas e o conselho de administração da Bienal de Veneza, organização que promove o festival, aprovou as homenagens.
“Estou verdadeiramente muito feliz em receber essa notícia e honrada com o prêmio. Estou tão contente que não consigo encontrar palavras para expressar-me. Espero que tudo volte o mais rápido possível ao melhor cenário e que cada um possa se sentir novamente feliz como estou neste momento”, comentou Ann Hui em comunicado à imprensa. Aos 73 anos, ela é uma das artistas mais respeitadas de Hong Kong, descrita por Barbera como “uma das cineastas mais respeitadas, prolíficas e versáteis da Ásia”.
Já Tilda Swinton se pronunciou dizendo que: “há décadas carrego Veneza no coração. É com enorme humildade que recebo esse reconhecimento. Será muito bonito ir a Veneza para celebrar a arte imortal do cinema e sua rebelde capacidade de sobrevivência, sobretudo neste ano”.
A britânica Swinton tem acumulado elogios e celebrações ao longo dos últimos anos, colaborando com nomes de peso – no momento está rodando o próximo filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Em breve ela poderá ser vista nas telonas em A Crônica Francesa, de Wes Anderson, e Memória, de Apichatpong Weerasethakul.
O Festival de Veneza acontecerá de 02 a 12 de setembro, presencialmente na turística cidade italiana.