A Ferrari mais uma vez fez dobradinha no terceiro treino livre para a segunda etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, no Barein

Desta vez, Charles Leclerc foi o mais rápido, com 1m29s569, enquanto Sebastian Vettel ficou com 1m29s738. A Ferrari teve amplo domínio na sessão, tanto que o terceiro colocado Lewis Hamilton (Mercedes) ficou a distantes 0s765 de Leclerc. Vencedor da primeira corrida da temporada, Valtteri Bottas foi o quarto.

A boa surpresa da prática foi o quinto lugar de Romain Grosjean com a Haas. Completaram o grupo dos dez mais rápidos, da sexta à décima colocações, Nico Hulkenberg (Renault), Lando Norris (McLaren), Max Verstappen (RBR), Carlos Sainz (McLaren) e Daniil Kvyat (STR).

Chamaram a atenção os resultados bem abaixo do esperado de Pierre Gasly, que ficou apenas em 12º com a outra RBR, e, principalmente, Daniel Ricciardo, que completou o treino na 16ª colocação, a 0s7 do companheiro Hulkenberg.


Tempos do terceiro treino livre no Barein — Foto: Reprodução/rede social

Ferrari começa devagar, mas…

Charles Leclerc e Sebastian Vettel foram os primeiros a entrar na pista, mas não conseguiram tempos competitivos de cara. Quando Hamilton e Bottas fizeram suas primeiras tentativas, foram mais velozes, e em dado momento, Max Verstappen chegou a liderar a sessão.

Mas na segunda metade do treino, Leclerc e Vettel repetiram a disputa pelo primeiro lugar, e se mostraram muito superiores a todo o restante do grid. Hamilton, por exemplo, só foi assumir a terceira colocação na última tentativa. Normalmente, a Mercedes só usa a potência máxima de seu motor na classificação, mas a diferença de 0s7 é acima do esperado.

McLaren parece finalmente reagir

Pelo menos neste terceiro treino livre a McLaren parece dar sinais de que a temporada 2019 será melhor do que as últimas. Os pilotos Carlos Sainz e Lando Norris chegaram a andar entre os cinco primeiros até quase o fim do treino, e, mesmo sendo ultrapassados, ainda completaram entre os nove mais rápidos.

Tempos piores com o calor

A alta temperatura com a qual foi disputado o terceiro treino livre fez com que nenhum dos 20 pilotos melhorasse seus tempos em relação à segunda sessão, disputada na noite de sexta-feira (horário do Barein).

Como a classificação e a corrida serão disputadas à noite, com a temperatura do asfalto 20 graus mais fresca em relação ao terceiro treino livre, espera-se que os pneus não superaqueçam, e, com isso, os tempos baixem bastante.