Escuderia italiana usará frase ‘Forza, Alex’ em seus carros
A Ferrari anunciou nesta terça-feira (30) que disputará o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1, que abre a temporada 2020 da categoria, com uma mensagem de apoio ao paratleta olímpico Alessandro Zanardi.
Os carros da escuderia levarão a mensagem “Forza, Alex” em ambos os lados. O ex-piloto de F1 e campeão paralímpico está lutando pela vida após um gravíssimo acidente com sua handbike durante uma prova em Pienza.
Nesta segunda-feira (29), Zanardi passou por uma nova neurocirurgia no hospital Santa Maria alle Scotte e está em coma induzido na unidade de terapia intensiva desde o acidente. Segundo o último boletim médico, “suas condições continuam estáveis do ponto de vista cardiorrespiratório e metabólico e grave do ponto de vista neurológico”.
O paratleta colidiu com um caminhão durante o evento de paraciclismo chamado de “Obiettivo Tricolore”, idealizado por ele, a menos de 50 quilômetros do fim da prova. A ideia era promover os esportes para as pessoas com algum tipo de deficiência e também uma forma de treinar para os Jogos Olímpicos que serão disputados em Tóquio, no Japão, no ano que vem.
Zanardi é um dos símbolos de superação do esporte mundial. Tendo uma vitoriosa carreira no automobilismo, com passagens pela F1 e também com dois títulos na antiga CART (1997 e 1998), sua vida mudou completamente após um gravíssimo acidente em 2001. Na colisão na pista de Lausitz, na Alemanha, ele precisou amputar as duas pernas.
Se reinventando no esporte, o italiano começou a disputar provas no paraciclismo, tendo seis medalhas nas Paralimpíadas em Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016) – sendo quatro ouros e duas pratas. (com dados da Ansa)