Início » Exposição reúne arte contemporânea e arqueologia no Coliseu

Exposição reúne arte contemporânea e arqueologia no Coliseu

01 de outubro de 2024 - Por Comunità Italiana
Exposição reúne arte contemporânea e arqueologia no Coliseu

Até o dia 26 de novembro, o parque arqueológico do Coliseu promove e acolhe, nas salas do Museu do Fórum Romano, uma exposição internacional de grande impacto cultural: Cyprea: A rede de Afrodite.

A exposição, com curadoria do Prof. Giorgio Calcara e direção artística de Stefania Pennacchio, entrelaça a arte contemporânea com a arqueologia, celebrando a figura de Afrodite e a ligação histórico-cultural entre Itália e Chipre.

De acordo com Alfonsina Russo, diretora do Centro Arqueológico do Coliseu, “não há lugar melhor para exaltar o valor eterno da deusa do que o Museu do Fórum Romano, próximo à Cella di Roma Aeterna, parte do antigo Templo de Vênus, o maior e mais monumental edifício de culto do Império Romano dedicado à deusa, portadora de boa sorte, e a Roma Aeterna, personificação da cidade”.

A deusa Afrodite na mitologia grega é a deusa Vênus na mitologia romana.

Participam da mostra oito artistas proeminentes: Stefania Pennacchio, Nicola Verlato, Rosa Mundi, Gabriels, Vassilis Vassiliades, Panikos Tembriotis, Eleni Kindini, Lefteris Tapas. Quatro artistas italianas e quatro do Chipre, “ilha ligada à origem da deusa, e da Itália, onde na época romana era muito difundido o culto a Vênus, escolhida por Caio Júlio César como ascendente divino da Gens Iulia [patrícios romanos], como mãe de Eneias”, lembra Russo.

A exposição pretende explorar o tema da “kalokagathia”, a beleza que une a ética e a estética, e que tem inspirado culturas e gerações. O percurso expositivo serpenteia entre Roma, Naxos/Taormina, Pafos e Nicósia, criando um circuito simbólico que fortalece os laços entre os países e convida à reflexão sobre a continuidade entre a beleza do passado e a interpretação contemporânea da arte. O evento pretende regenerar e relançar os valores e a cultura da Península do Mediterrâneo, aliando o eterno ao contemporâneo.

De acordo com Calcara, as obras são uma alegoria da vida através de Cyprea, nome científico de uma concha e da ilha onde nasceu Afrodite, no Chipre. A concha “a acolhe e protege, é símbolo da mulher como fêmea, mãe, criadora e dispensadora do futuro”, comenta o curador.

Mais informações no site do Coliseu.

(Dados da Ansa e do site do Parque Arqueológico do Coliseu)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...
Coming Soon
Florestas brasileiras queimam em grandes proporções. Você acha que o Brasil conseguirá controlar os incêndios?

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 12h19
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.