Início » Exposição em São Paulo apresenta relíquias arqueológicas da Itália pré-romana

Exposição em São Paulo apresenta relíquias arqueológicas da Itália pré-romana

19 de março de 2024 - Por Comunità Italiana
Exposição em São Paulo apresenta relíquias arqueológicas da Itália pré-romana

Pela primeira vez no Brasil, público poderá conhecer artefatos originais pertencentes à cultura Daunia (IV e II século a.C.) em exposição na sede do Instituto Italiano de Cultura

Chega a São Paulo a exposição FORMAS E CORES DA ITÁLIA PRÉ-ROMANA. CANOSA DI PUGLIA, que reúne peças arqueológicas originais da época pré-romana pertencentes à cultura Daunia (IV e II século a.C.). O público poderá conhecer os artefatos na sede do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IICSP), em Higienópolis, entre 28 de março e 8 de junho. A exposição tem curadoria assinada por Massimo Osanna, Diretor Geral dos Museus do Ministério da Cultura italiano, e Luca Mercuri.

Os materiais selecionados para a exposição provêm, em grande parte, dos depósitos dos museus arqueológicos das mais importantes cidades de Apúlia, Bari e Taranto, além da própria Canosa – onde ainda hoje é possível visitar os sítios em que algumas peças foram encontradas. É a primeira vez que armaduras, jóias, cerâmicas, acessórios matrimoniais, ornamentos e outros importantes artefatos arqueológicos são expostos no Brasil.

A realização da exposição insere-se no âmbito do programa de valorização e promoção do patrimônio cultural italiano no exterior, denominado Il racconto della bellezza (Narrar a beleza), fruto da colaboração conjunta entre a Direção Geral dos Museus do Ministério da Cultura (MIC) e a Direção Geral da Diplomacia Pública e Cultural do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI), rede da qual fazem parte os Institutos Italianos de Cultura.

Depois de passar por Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina), a exposição FORMAS E CORES DA ITÁLIA PRÉ-ROMANA. CANOSA DI PUGLIA chega em São Paulo para depois prosseguir para a Cidade do México, no final de agosto. IICSP abrirá sua sede aos sábados, permitindo que o público visite a exposição também aos finais de semana.

Para a abertura, o IICSP receberá Luca Mercuri, um dos curadores da exposição, além de Elisabetta Scungio, historiadora da arte (Ministério da Cultura da Itália – MiC), Anita Rocco, Diretora do Museu Arqueológico Nacional de Canosa di Puglia (MiC), e Savino Gallo, Diretor do Parque Arqueológico de Monte Sannace.

A exposição         

A península italiana, antes da unificação ocorrida sob o domínio de Roma, era habitada por povos muito diferentes entre si do ponto de vista cultural. Na Apúlia, desde a segunda metade do VII século a.C., conviviam os colonos gregos que haviam fundado Taranto algumas dezenas de anos antes, os Messapi no sul da região, os Peucezi no centro e os Dauni na parte mais setentrional.

A exposição ilustra os traços peculiares da cultura desses últimos, os Dauni, através de artefatos arqueológicos provenientes de um dos principais centros da região, a área da atual Canosa di Puglia. Aqui, entre o IV e o II século a.C., os príncipes, personalidades das elites locais, eram sepultados em tumbas de família, escavadas no tufo local, os hipogeus, com ricos acessórios funerários que ostentavam, diante da comunidade, os seus status econômico e cultural.

Os artefatos selecionados fazem parte dos depósitos do Museu Arqueológico Nacional de Canosa di Puglia e do Museu Arqueológico Nacional de Taranto (MArTA), mas também dos depósitos da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem das províncias de Foggia e Barletta-Andria Trani, do Museu Arqueológico de Santa Escolástica e da Superintendência Nacional para os Bens Culturais Subaquáticos com sede em Taranto.

A exposição é organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo em colaboração com a Direção Geral dos Museus do Ministério da Cultura (MIC) e a Direção Geral da Diplomacia Pública e Cultural do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI).

Serviço:

FORMAS E CORES DA ITÁLIA PRÉ-ROMANA. CANOSA DI PUGLIA

De 28/3 a 08/06

Visitação: de segunda-feira a sábado, das 9h às 12h30, e de 13h30 às 19h.

Avenida Higienópolis, 436 – Higienópolis. SP-SP

Entrada gratuita

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 17h26
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.