Início » Explosões em frente ao STF isolam a Praça dos Três Poderes

Explosões em frente ao STF isolam a Praça dos Três Poderes

14 de novembro de 2024 - Por Comunità Italiana
Explosões em frente ao STF isolam a Praça dos Três Poderes

Uma sequência de explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pouco antes das 20h (horário local) desta quarta-feira, 13/11, fez o local ser isolado pela Polícia Militar (PM). A Polícia Federal (PF) foi acionada e enviou agentes para o local, enquanto ministros da Corte foram retirados às pressas da sede do tribunal.  

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o corpo de Francisco Wanderley Luiz foi encontrado  próximo ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com as investigações, Luiz tentou acessar o STF com explosivos e, momentos antes, entrou na Câmara dos Deputados, acessando o Anexo 4 e um banheiro da Casa.

Uma análise nas redes de Francisco Wanderley Luiz mostrou que, cerca de uma hora antes da explosão, ele publicou críticas ao STF, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes da Câmara e do Senado. Eram frequentes publicações nas quais compartilhava teorias conspiratórias anticomunistas. Em 2020, foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL, atual partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O Facebook tirou do ar o perfil de Francisco Luiz ainda na quarta-feira.

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou que a Praça permanecerá isolada até quando for necessário para a segurança. Celina está à frente da gestão da crise, enquanto o governador Ibaneis Rocha está em Roma, na Itália, para uma visita ao Papa Francisco. “Ainda estamos em operação”, disse Leão em coletiva de imprensa.

Segundo Leão, o primeiro ataque foi a explosão de um carro em um estacionamento perto da Câmara dos Deputados. Em seguida, Luiz tentou entrar no prédio do Supremo com um explosivo, mas não conseguiu. Foi neste momento que ele teria tirado a própria vida.

Até o início da madrugada desta quinta-feira, 14/11, o corpo de Luiz permaneceu na praça por ainda conter explosivos e não ter sido periciado. Foi avaliado o risco de novas explosões. Ainda não há dúvidas se a bomba explodiu antes de o homem lançar ou se ele teria cometido suicídio. “A informação preliminar é de que foi um suicídio, porque só temos uma vítima”, declarou a vice-governadora. Entretanto, as postagens feitas em suas redes sociais possivelmente indicam o atentado e que Luiz tiraria a própria vida. “Ainda não podemos afirmar que foi um lobo solitário”, complementou.

Durante a varredura policial na madrugada, uma nova explosão foi registrada em Brasília. Luciana Amaral, jornalista da CNN, relatou que “o chão aqui onde eu estou chegou a tremer durante esse estouro dessa nova bomba. A gente não sabe exatamente o que foi que explodiu, mas o chão chegou a tremer”.

Segundo informações do porta-voz da PM-DF, Major Rafael Broocke, um robô especializado foi enviado ao local para auxiliar na operação.

(Dados do G1, Estadão, Ansa e CNN Brasil)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Após 25 anos de negociações, Mercosul e União Europeia assinaram o acordo de livre comércio. Você acha que o cenário em um futuro é favorável?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 22h06
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.