Início » Ex-refém do Hamas relata ter encontrado ‘forças para resistir’ na música de Bocelli

Ex-refém do Hamas relata ter encontrado ‘forças para resistir’ na música de Bocelli

26 de dezembro de 2023 - Por Comunità Italiana
Ex-refém do Hamas relata ter encontrado ‘forças para resistir’ na música de Bocelli

A música de Andrea Bocelli estava na mente dela, para continuar a viver, para encontrar “a força” de resistir ao Hamas durante os 49 dias de prisão em Gaza. Agora, uma carta emocionada do artista agradece “pela profunda emoção” que ela provocou nele.

Esta é a história de Yafa Adar, uma sobrevivente do Holocausto de 85 anos, sequestrada em 7 de outubro passado do kibbutz de Nir Oz e libertada em 24 de novembro em uma das primeiras trocas de reféns.

Ela contou várias vezes que encontrou força nas melodias do artista italiano. Muitos têm a imagem da idosa sendo carregada à força em um tipo de carrinho de golfe entre os milicianos do Hamas e arrastada à força para Gaza.

Bocelli, segundo a nora de Adar, Aviva Klompas, soube nos EUA, através do produtor Gad Oron, como Adar cantarolava suas músicas todos os dias no cativeiro para se encorajar.

Isso aconteceu, como mostram as imagens de um vídeo, durante a cerimônia de seu pessoal para acender as velas do Hanukkah. E ele imediatamente quis escrever para Adar.

“Quero agradecer”, diz a carta que Klompas leu para a sogra, “pela emoção que sua história provocou em todas as pessoas que tiveram o privilégio de ouvi-la e especialmente em mim, que, incrivelmente, faço parte dela. Nunca pensei que minha humilde voz, esse grande presente do céu, um dia se revelaria tão importante”, acrescenta o tenor.

“Não há prêmio, honra, aplauso ou reconhecimento que seja tão importante quanto suas palavras, que eu, com certeza, nunca esquecerei. A partir de agora, graças a você, cantarei com novo entusiasmo, confiança e energia. Espero poder te encontrar um dia e cantar, só para você, o que desejar, para apagar, tanto quanto possível, a dolorosa lembrança dos terríveis dias que eu nem consigo imaginar”, disse.

“Admiro profundamente a sua coragem, que é um exemplo para todos nós. Do outro lado do oceano, envio-lhe os meus mais sinceros cumprimentos, cheios de gratidão, admiração e carinho”.

Palavras que emocionaram ainda mais a idosa, que várias vezes, como mostra o vídeo, apertou a carta contra o peito: “Que honra, Andrea Bocelli para mim. Este é um momento importante da minha vida”, exclamou.

 Mortes em campo de refugiados em Gaza passam de 100

Subiu para 106 o número de mortos no ataque israelense contra o campo de refugiados de Maghazi, no centro da Faixa de Gaza. A informação é da agência de notícias ‘Associated Press’, que cita registros do hospital de Al-Aqsa, próximo ao local do bombardeio.

Um balanço anterior divulgado pelo Ministério da Saúde de Gaza, enclave controlado pelo grupo fundamentalista Hamas, falava em pelo menos 70 vítimas.

Trata-se de um dos ataques mais mortais desde o início da operação israelense no território palestino após os atentados cometidos pelo Hamas em 7 de outubro, que deixaram 1,2 mil mortos.

Desde então, os bombardeios israelenses em Gaza já fizeram mais de 20 mil vítimas, segundo as autoridades locais.

O Exército de Israel disse ter iniciado uma “verificação” sobre o ataque contra o campo de refugiados e pediu que a população do centro da Faixa de Gaza se “afaste das zonas de combate”, embora a ONU tenha dito que não há mais lugar seguro no enclave.

Já no sul do território, em Khan Younis, projéteis de artilharia israelense atingiram os andares superiores da sede local do Crescente Vermelho, que abrigava deslocados de outras regiões.

Segundo a entidade humanitária, o ataque provocou “algumas vítimas”. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 11h29
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.