Início » Ex-premiê e ex-ministro da Saúde da Itália serão processados pela gestão da covid em Bérgamo

Ex-premiê e ex-ministro da Saúde da Itália serão processados pela gestão da covid em Bérgamo

02 de março de 2023 - Por Comunità Italiana
Ex-premiê e ex-ministro da Saúde da Itália serão processados pela gestão da covid em Bérgamo

A Procuradoria de Bérgamo fechou as investigações na quarta-feira (1º) sobre a gestão da covid-19 na região no início da pandemia e vai denunciar para a justiça o ex-primeiro-ministro da Itália Giuseppe Conte e o ex-ministro da Saúde Roberto Speranza, informam fontes ligadas ao caso. As pessoas envolvidas estão sendo notificadas oficialmente. Além dos dois, serão processados ainda outras 17 pessoas, entre elas, o governador da Lombardia, Attilio Fontana, o assessor de Bem-Estar da mesma região, Giulio Gallera, o ex-coordenador do Comitê Técnico-Científico da pandemia Agostino Miozzo e o ex-chefe da Defesa Civil Angelo Borrelli.

A investigação foi realizada para apurar possíveis responsabilidades e omissões dos agentes públicos entre fevereiro e abril de 2020, quando Bérgamo e cidades próximas registraram mais de seis mil mortes do que a média para a época.

A tragédia na localidade virou símbolo da gravidade da crise sanitária, quando viralizou a imagem de caminhões militares esperando por caixões nos hospitais da cidade.

O caso foi investigado pelos procuradores Antonio Chiappani, Cristina Rota, Silvia Marchina e Paolo Mandurino e, a maior parte dos investigados deve responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) múltiplo e omissão de atos de ofício.

A investigação foi, basicamente, dividida em três pontos principais: a abertura e o fechamento repentino do hospital de Alzano, a falta da criação de uma “zona vermelha” em Val Seriana no ápice dos contágios e da superlotação das unidades de saúde e a falta de um plano pandêmico atualizado para combater o risco de uma crise dessa proporção no país.

Após a mídia italiana revelar a decisão, Conte se manifestou por meio de nota oficial.

“Soube pelas agências de notícias sobre a decisão da investigação de Bérgamo.

Antecipo rapidamente a minha máxima disponibilidade e colaboração com a magistratura. Estou tranquilo em relação ao país e aos cidadãos italianos por ter agido com o máximo de compromisso e com pleno senso de responsabilidade durante um dos momentos mais duros vividos em nossa república”, disse o atual líder do Movimento 5 Estrelas (M5S).

Speranza também disse que soube das decisões “por meio das agências de notícias” e que “sempre acreditou que todos que tiveram responsabilidade na gestão da pandemia devem estar prontos para prestar contas”. “Estou muito sereno e seguro de sempre ter agido com disciplina e honra no exclusivo interesse do país. Tenho plena confiança na justiça”, acrescentou.

Conforme as informações divulgadas até o momento, Conte e Speranza terão as denúncias apresentadas para o Tribunal dos Ministros enquanto os demais serão julgados por instâncias locais. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 01h32
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.