Início » Ex-premiê da Itália Giuseppe Conte será interrogado em maio sobre pandemia

Ex-premiê da Itália Giuseppe Conte será interrogado em maio sobre pandemia

27 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
Ex-premiê da Itália Giuseppe Conte será interrogado em maio sobre pandemia

O ex-premiê da Itália Giuseppe Conte e o ex-ministro da Saúde Roberto Speranza serão interrogados no próximo dia 10 de maio, em Brescia, no âmbito do inquérito sobre a gestão da primeira fase da pandemia de covid-19. Conte, líder do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), e Roberto Speranza, do partido de esquerda Artigo Primeiro, serão ouvidos pelo Tribunal dos Ministros de Brescia e estão entre os 19 investigados no caso.

A tese do Ministério Público de Bergamo é que a decretação imediata de quarentena em duas cidades da província – Alzano Lombardo e Nembro – teria evitado 4 mil mortes por covid nos primeiros meses de pandemia, em 2020.

A província de Bergamo registrou seus primeiros casos em 23 de fevereiro, mas só entrou em lockdown em 9 de março, com o restante da região da Lombardia – a quarentena nacional começaria no dia seguinte.

A postura das autoridades divergiu daquela adotada para as 11 cidades que registraram os primeiros contágios por transmissão interna na Itália, em 21 de fevereiro.

Naquela ocasião, os 11 municípios – sendo 10 na província de Lodi, na Lombardia, e um na província de Pádua, no Vêneto – foram transformados imediatamente em “zona vermelha”, um regime rígido que incluía até toque de recolher.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 00h58
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.