Ex-Prefeito de Niterói, RJ, é convidado para participar da Biennale Democrazia em Torino

O Ex-Prefeito da Cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves (PDT), atualmente pesquisador convidado da Universidade de Coimbra, foi convidado e irá participar da Biennale Democrazia, em Torino, entre os dias 04 e 10 de outubro.
Rodrigo Neves é conhecido por um intenso processo de transformação urbana e social que deixou em Niterói. Quando assumiu a gestão em 2013, a cidade tinha R$ 300 milhões em dívidas e o hospital Getulinho estava fechado. A obra do mergulhão paralisada, na Avenida Marquês do Paraná, importante via utilizada diariamente por diversos veículos que atravessam a ponte Rio-Niterói, era o retrato do abandono da cidade. Ainda sob o impacto da tragédia do morro do Bumba, comunidade no bairro do Fonseca que desmoronou em 2010 devido as fortes chuvas que atingiram a região, os niteroienses estavam sem autoestima, com seu tradicional orgulho pela cidade em baixa.
Em 8 anos, com Neves á frente da cidade, Niterói saiu de um cenário de grave crise para uma posição de destaque, com reconhecimento e prêmios em diferentes setores da administração, apesar do contexto nacional de crise política e econômica, sobretudo no Estado do Rio. Desde 2021, Axel Grael (PDT), ex-vice-prefeito de Niterói na gestão de Rodrigo, assumiu o comando na prefeitura da cidade e continua o legado de Rodrigo Neves, com foco principalmente em medidas para tornar Niterói uma referência em cidade inteligente e sustentável.