O ex-jogador ítalo-brasileiro Thiago Motta, atual treinador do Bologna, recebeu nesta segunda-feira (11) a cidadania honorária de Polesella, na região do Vêneto. A ligação do ídolo da Inter de Milão com Polesella tem Fortunato Fogagnolo, bisavô de Motta, como protagonista, pois ele viveu na cidade italiana antes de partir para o Brasil no início do século 20.
“Representarei todos os dias a pequena realidade de Polesella no mundo com muito trabalho e empenho, que são os valores de nossa gente. Recebo e aceito a cidadania com honra e orgulho”, afirmou o treinador durante a cerimônia.
Natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, Motta nunca atuou profissionalmente no Brasil, indo muito jovem jogar na Europa. O ex-jogador passou por Barcelona, Atlético de Madrid, Genoa, Inter de Milão e PSG.
O ex-meio-campista se naturalizou depois de chegar ao futebol da Itália e foi convocado para defender a Azzurra pela primeira vez em 2011. O ex-atleta esteve presente nas Eurocopas de 2012 e 2016 e na Copa do Mundo de 2014, a última disputada pela tetracampeã.
Como técnico, Motta vive atualmente o seu melhor momento na carreira comandando o Bologna, time que conseguiu levar a um inesperado nono lugar na temporada passada da Série A. (com dados da Ansa)