Como parte das comemorações pelo aniversário de 90 anos do monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a estátua, umas das sete maravilhas do mundo, foi acesa com as cores da bandeira italiana no último sábado (16).
Chamado de “Dia da Itália”, a celebração organizada pelo Consulado da Itália no Rio de Janeiro, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Santuário do Cristo Redentor e com apoio da revista Comunità, contou homenagens e um show intimista de Mafalda Minnozzi, além do monumento sendo iluminado com as cores da bandeira italiana.
O acionamento da iluminação, porém, foi especial, sendo realizado diretamente de Roma pela filha do cientista italiano Guglielmo Marconi, Elettra Marconi Giovanelli. A homenagem lembra que, em 12 de outubro de 1931, quando o Cristo Redentor foi inaugurado, foi Marconi quem mandou o impulso elétrico para acionar a iluminação.
Além das cores no monumento, o evento contou com a inauguração de um busto de Marconi no patamar inferior do Santuário do Cristo Redentor, em peça doada pela cidade de Sasso Marconi.
Houve ainda uma homenagem para Maratea, a comuna italiana que possui uma estátua de Cristo: a estrutura italiana foi iluminada com as cores da bandeira brasileira ao mesmo tempo da cerimônia no Rio. A cantora Mafalda Minnozzi também se apresentou.
Por conta da onda de mau tempo que atingiu a capital fluminense, grande parte da cerimônia foi realizada no interior do Santuário.
Além da presença do cônsul-geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia Del Judice, o evento contou com os prefeitos das duas cidades italianas e da embaixadora do Brasil na Tunísia, Márcia Maro da Silva, que participou como representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.