Evento do RJ divulga vencedores do ‘Prêmio Pacto de Milão’ 2022

As cidades do mundo comprometidas com o combate às mudanças climáticas por meio de políticas alimentares sustentáveis foram premiadas com o Prêmio Pacto de Milão 2022, em evento no Rio de Janeiro. A cerimônia ocorreu na noite da última segunda-feira (17) durante o Fórum Global do Pacto de Milão para Política Alimentar Urbana, na cidade das Artes, e premiou as melhores práticas para a implantação de políticas alimentares urbanas nas categorias: Governança, Dietas Sustentáveis e Nutrição, Equidade Econômica e Social, Produção de Alimentos, Abastecimento e Distribuição de Alimentos e Desperdício de Alimento.
O pacto representa o legado da Exposição Universal (Expo) para desenvolver sistemas alimentares sustentáveis e foi assinado até agora por 250 prefeitos de todo o mundo.
A iniciativa reconheceu seis cidades por suas práticas bem-sucedidas em sistemas alimentares sustentáveis: Nova York (EUA) por governança; Adis Abeba (Etiópia) por dietas e nutrição sustentáveis; Rourkela (Índia) por equidade social e econômica; Rosário (Argentina) por produção de alimentos; Yeosu (Coreia do Sul) por abastecimento e distribuição de alimentos; e Londres (Inglaterra) por um programa de redução de desperdício de alimentos.
“Finalmente voltamos a premiar as cidades do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão presentes por suas ações concretas para tornar o sistema alimentar sustentável, justo e saudável”, disse Anna Scavuzzo, vice-prefeita do município de Milão, responsável pela Política Alimentar, em nota.
Segundo a italiana, “nesta edição, surgiram novas tendências e linhas de trabalho para as cidades que hoje mais do que nunca têm de enfrentar o desafio da sustentabilidade e que optaram por fazê-lo a partir da alimentação e das comunidades urbanas”.
Os Prêmios Pacto de Milão foram lançados em 2016 pelo Município de Milão e pela Fundação Cariplo. “Os resultados apresentados e a extraordinária participação no evento carioca confirmam que trabalhar em conjunto é o caminho para combater a pobreza alimentar, o desenvolvimento da educação alimentar adequada e a redução do desperdício”, acrescentou Giovanni Fosti, presidente da Fundação Cariplo.
Neste ano, foram concedidas também menções especiais para cada categoria. Duas cidades brasileiras aparecem na lista: Araraquara, na categoria governança, e Curitiba, na produção de alimentos.
Com mais de 250 práticas alimentares coletadas pela Secretaria do Pacto de Milão em 2022, a 6ª edição do Prêmio Pacto de Milão revela a crescente importância das políticas alimentares nas agendas dos prefeitos de todo o mundo. (com dados da Ansa)