Início » Eurodeputado italiano Antonio Panzeri fecha acordo em investigação de corrupção no Parlamento UE

Eurodeputado italiano Antonio Panzeri fecha acordo em investigação de corrupção no Parlamento UE

17 de janeiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Eurodeputado italiano Antonio Panzeri fecha acordo em investigação de corrupção no Parlamento UE

O ex-eurodeputado italiano Antonio Panzeri fechou um acordo com a justiça de Bruxelas e começou a colaborar na investigação sobre o escândalo de corrupção que atinge o Parlamento Europeu e o Catar, informou a Procuradoria belga nesta terça-feira (17). Segundo as informações oficiais, por colaborar com o caso, o italiano pegará um ano de prisão em regime fechado, pagará “uma multa e o confisco de todos os bens adquiridos até agora, estimados em 1 milhão de euros”.

“Um dos principais protagonistas do caso, Antonio Panzeri, assistido por seus advogados, firmou um memorando com o procurador federal […] no que tange os suspeitos que se arrependem”, diz a nota do órgão, ressaltando que o italiano se comprometeu a “dar declarações substanciais, reveladoras, verídicas e completas na questão do envolvimento de terceiros e, se for o caso, da própria participação nos atos”.

No depoimento já dado, Panzeri confirmou que ele e Giorgi Francesco, assessor do grupo parlamentar Socialistas & Democratas (S&D) e marido da ex-vice-presidente do Parlamento Eva Kaili, atuavam “em uma iniciativa de lobby e buscavam parlamentares que estivessem disponíveis a apoiar certas posições em prol do Catar”.

Sobre o belga Marc Tarabella, que ainda é eurodeputado, o italiano afirmou que ele foi recompensado “mais de uma vez” com valores que totalizam “entre 120 mil euros e 140 mil euros” e que começaram a ser pagos há cerca de dois anos.

Já sobre o eurodeputado italiano Andrea Cozzolino, o ex-parlamentar citou o nome, sem falar se foram pagos subornos.

Panzeri, Giorgi e Kaili estão presos desde 9 de dezembro quando os policiais belgas fizeram 16 ações de busca e apreensão. Já Tarabella e Cozzolino estão enfrentando um processo de perda de imunidade parlamentar dentro do órgão e ambos se declaram inocentes. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h31
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.